O Austa Hospital, de São José do Rio Preto, realizou sua 300ª cirurgia robótica, na útima segunda-feira (19/01), sendo única instituição do noroeste paulista a ter esta tecnologia, o robô ROSA® Knee System, plataforma de última geração utilizada especificamente para procedimentos de joelho. A marca reforça a posição do Austa Hospital como um dos principais centros de referência em cirurgia robótica no interior do Estado de São Paulo.
“Os resultados destes 300 procedimentos são altamente satisfatórios, com benefícios e impactos muito positivos na qualidade de vida dos pacientes e que confirmam as vantagens da cirurgia robótica em comparação ao procedimento cirúrgico convencional”, afirma Dr. Ronaldo Gonçalves, diretor técnico do Austa Hospital.
Os excelentes desfechos nesta cirurgia resultam do conhecimento do cirurgião aliado à altíssima tecnologia oferecida pela plataforma robótica ROSA® Knee System. “Esta tecnologia permite que nós, cirurgiões, tenhamos muito maior precisão no alinhamento e no posicionamento dos componentes da prótese, levando em consideração a anatomia específica do paciente e, desta forma, reduzindo desvios fora do padrão ideal”, destaca ortopedista Aldo Costa, que irá realizar o procedimento.
A 300ª cirurgia foi realizada na comerciante Ana Maria Baracioli Molina Santana, de 61 anos, empresária de Mirassol, que já desfruta dos enormes impactos na qualidade de vida proporcionados pelo procedimento robótico, pois já teve prótese implantada em seu joelho esquerdo, há três anos, com a ajuda desta tecnologia. Neste período, a artrose atingiu o joelho direito e a comerciante não titubeou em agendar outra cirurgia robótica, no Austa Hospital.
“A cirurgia robótica é uma maravilha. Após a primeira, não senti mais dores e recuperei minha vida”, lembra Ana Maria. “O problema é que a artrose atingiu o joelho direito e limitou tudo. Não posso sequer caminhar, ir ao supermercado e tenho que trabalhar em casa, não podendo ir ao comércio que tenho. Mas tenho muita esperança de que o resultado desta cirurgia será igual ao da primeira”, afirma Ana Maria, confiante.
Os benefícios experimentados pela comerciante de Mirassol se estendem a todos os pacientes que fazem a cirurgia robótica. Segundo o ortopedista do Austa Hospital, os pacientes submetidos ao procedimento têm melhor recuperação funcional nas primeiras semanas, com menor dor pós-operatória e retorno mais rápido às atividades iniciais, quando comparados à técnica convencional. “O paciente operado com o auxílio do robô tem os movimentos do joelho mais adequados, melhor mobilidade, adquirida em menor tempo e são extremante reduzidas as chances de sentir dor”, completa o ortopedista.
Outra grande vantagem da cirurgia robótica em relação ao método convencional, segundo Dr. Aldo, é a visão tridimensional e ampliada que o cirurgião tem dos ossos e tecidos. “Isto possibilita maior precisão de movimentos e menor risco de complicações durante o ato cirúrgico. Esses fatores contribuem positivamente no resultado, diminuindo as chances de complicações no pós-operatório e o tempo de internação hospitalar”, complementa o médico.
Tamanha precisão é obtida por ser o ROSA® Knee System composto dotado de ferramentas de planejamento pré-operatório em três dimensões (3D), que fornecem ao cirurgião dados intraoperatórios em tempo real sobre tecidos moles e anatomia óssea, sendo projetada para facilitar a precisão do corte ósseo e análise de amplitude de movimento.
A plataforma fornece uma análise contínua de dados para auxiliar o cirurgião na tomada de decisões complexas e permite que use a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos.
O ROSA Knee apresenta o protocolo de imagem X-Atlas™, que fornece imagens pré-operatórias baseadas em raios-X para criar um modelo 3D e plano da anatomia óssea do paciente – e mapeamento intraoperatório em tempo real da anatomia e movimento de um paciente, para ajudar os cirurgiões a personalizarem procedimentos e otimizarem a colocação do implante.
TV Austa 