
Em 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma data que reconhece e homenageia todas as pessoas que, com um gesto simples, ajudam a salvar milhares de vidas todos os dias.
Mais do que uma ação solidária, a doação de sangue é um ato de cidadania e empatia. O sangue não pode ser produzido artificialmente, e depende exclusivamente da doação voluntária para atender pacientes em cirurgias, acidentes, tratamentos oncológicos e doenças crônicas.
A importância da doação regular
De acordo com o Ministério da Saúde, embora o número de doações realizadas no Brasil esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2024 apenas 1,6% da população brasileira doou sangue.
O dado mostra que ainda há espaço para crescer, já que evitar desabastecimento e manter os estoques dos hemocentros em níveis adequados é essencial para garantir o atendimento a quem mais precisa.
A doação regular é essencial porque o sangue tem prazo de validade. As plaquetas, por exemplo, duram apenas cinco dias. Isso significa que cada doação é uma oportunidade de renovar a esperança de muitos pacientes.
Critérios básicos para doação
- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal).
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial. São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado.
- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
Entre uma doação e outra, deve-se respeitar o intervalo de:
- 60 dias para homens (máximo de 4 doações por ano).
- 90 dias para mulheres (máximo de 3 doações por ano).
Um gesto simples, um impacto imensurável
Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, já que o sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas, usados em situações clínicas distintas. Além disso, o processo é rápido, seguro e supervisionado por profissionais de saúde. Após a coleta, o organismo repõe naturalmente o volume de sangue em poucas horas.
O papel do Grupo Austa
O Grupo Austa reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e com o incentivo a gestos que transformam vidas.
Mais do que reconhecer a importância dos doadores, a instituição apoia e divulga ações de conscientização, reforçando que a solidariedade também é uma forma de cuidar.
Neste Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o convite é para que mais pessoas se tornem doadoras para garantir que a vida continue circulando.
TV Austa 