A importância das acreditações dos serviços de saúde - Blog Austa

15/05/2021

A importância das acreditações dos serviços de saúde

Infectologista Dra. Giovana Ferraz explica como essas certificações podem garantir o controle de infecções hospitalares e elevar o padrão de qualidade da saúde.

As acreditações e certificações dos serviços de saúde têm se tornado cada vez mais importante e sendo buscadas pelas empresas e instituições do setor para elevar o nível de qualidade dos serviços prestados. Essa é uma garantia ao paciente e que promove a segurança nos processos a partir de avaliações frequentes, baseadas em padrões internacionais de qualidade. Hoje, Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, é importante falar sobre como as instituições de saúde podem minimizar infecções hospitalares a partir de uma maturidade processual e assistencial que, muitas vezes, podem ser alcançadas com os processos dessas acreditações. Essa data tem como objetivo conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares e, por ser essas acreditações e certificações avaliações realizadas de forma voluntária, é importante o conhecimento para buscá-las.

O que é a ONA?

A ONA é a organização responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde o ano de 1999, ela atua para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem ao aprimoramento da segurança e do cuidado com o paciente.

Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Acreditação do Hospital do Coração do IMC e Austa Hospital

Sempre desenvolvendo melhorias constantes no seu atendimento assistencial, em março deste ano, o Hospital do Coração do IMC passou pela avaliação e recebeu a acreditação nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma certificação que atesta, não apenas a qualidade dos serviços prestados pela instituição na área da saúde hoje, mas que reconhece o comprometimento de uma equipe que há 53 anos faz história com pioneirismo em tratamentos cardiovasculares que se tornaram referência em todo o país.

Esta acreditação assegura que o Hospital do Coração (HMC) atende aos requisitos formais, técnicos e de estrutura de qualidade e segurança na saúde, para exercer a atividade hospitalar, identificar os riscos específicos e gerenciar os processos com foco principal na segurança do paciente.

O AUSTA hospital recebeu, em 2019, a Acreditação com Excelência, nível 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta certificação atesta que o AUSTA hospital alcançou excelência em gestão, com maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência e busca pela melhoria contínua da qualidade assistencial.

A ONA reconhece a qualidade dos serviços médico-hospitalares com vista a um processo contínuo de melhoria, onde se destacam o desempenho de seus recursos humanos, o aprimoramento da gestão organizacional e, principalmente, a segurança dos pacientes e dos profissionais da saúde. Essa segurança está diretamente ligada à atenção aos cuidados de precaução, sinalizados pela equipe de saúde, que também devem ser observados, para evitar transmissão de doenças e agentes no ambiente hospitalar.

Este resultado é alcançado graças à busca por um melhoramento contínuo para um atendimento assistencial de excelência, com aprimoramento dos processos, dedicação e comprometimento com a saúde. É uma conquista muito importante, porque consiste no reconhecimento da credibilidade social alcançada por uma instituição de saúde.

A acreditação da ONA é uma conquista importantíssima no que se refere à humanização que o hospital dispõe do ponto de vista técnico e do acolhimento ao paciente. É uma maneira concreta de o público externo ter um olhar microscópico para a instituição, visualizando a qualidade dos nossos processos. Dessa forma, os profissionais de saúde se envolvem e entendem o processo normativo que garante a segurança na assistência prestada pela instituição como, por exemplo, o controle das infecções hospitalares.

“Nesse contexto, o processo de acreditação vai muito além da conquista de um certificado, sendo uma maneira de comprovar a qualidade dos serviços oferecidos e conferir maior confiança aos nossos pacientes, dentro de padrões de excelência reconhecidos nacional e internacionalmente”, explica a médica infectologista.

Esta conquista é compartilhada com toda a sociedade rio-pretense e do estado de São Paulo, para os quais esta instituição tem prestado, assiduamente, um servido de qualidade reconhecida profissionalmente e socialmente referenciada.

Acompanhe as instituições acreditadas em nossa região pelo link: https://www.ona.org.br/mapa-de-acreditacoes

Cuidados a serem adotados durante visitas ao hospital:

Você pode contribuir com o controle de infecções hospitalares seguindo as recomendações do Ministério da Saúde:

O visitante deve sempre higienizar as suas mãos na chegada ao hospital, antes e após tocar o paciente ou superfícies próximas ao seu redor e ao sair do hospital.

Não é recomendado que o visitante leve alimentos para o paciente sem a autorização e conhecimento prévio do médico e/ou da nutricionista.

Também evite levar flores e/ou plantas para o quarto do paciente. Apesar de esse gesto ser entendido como representativo de cuidado e carinho ao paciente, ele pode contribuir para a disseminação de insetos como formigas e aranhas no ambiente hospitalar. Ainda, as plantas podem trazer a presença de esporos fúngicos que, se inalados pelos pacientes imunossuprimidos, podem causar uma doença pulmonar grave, com risco inclusive de óbito.

Preferencialmente não levar crianças para realizar visitas no hospital, elas podem mais facilmente tanto transmitir quanto adquirir infecções dentro do ambiente hospitalar.

Não sente na cama do paciente, nem em camas vagas ao lado do paciente. Essa é uma atitude que demonstra educação e respeito ao próximo paciente que irá ocupar o leito. Siga as informações passadas pelas profissionais de saúde que irão auxiliá-lo durante a permanência no hospital, podendo cooperar para o controle das infecções.

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31 de outubro

Outubro Rosa no Austa: um mês dedicado à prevenção, acolhimento e histórias de superação

Com o tema “Autocuidado que transforma: Prevenir é um Ato de Força”, o Austa Hospital realizou uma série de ações voltadas à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e à valorização do autocuidado como parte essencial da saúde da mulher. Durante o mês, a instituição promoveu atividades que integraram informação, acolhimento e bem-estar, reforçando seu compromisso com o cuidado integral e humanizado. Manhã especial com música, beleza e acolhimento na Oncologia Um dos momentos mais marcantes da campanha foi um dia especial preparado para as pacientes da Oncologia, com café da manhã, música ao vivo com voluntários e momentos de beleza e autocuidado. As pacientes participaram de sessões de maquiagem e cuidados estéticos, vivenciando uma experiência leve e afetiva em meio ao tratamento. A ação reforçou o compromisso do Austa Hospital com a humanização do cuidado, proporcionando um ambiente de acolhimento e bem-estar. Mais do que uma atividade simbólica, a iniciativa representou o carinho e o respeito com que o hospital acolhe cada paciente, valorizando não apenas o tratamento clínico, mas também a autoestima e a qualidade de vida. Palestra aborda prevenção e aumento de casos oncológicos em mulheres jovens A programação também contou com a palestra “Saúde da mulher: o aumento da incidência de casos oncológicos em pessoas jovens”, promovida pela equipe de Oncologia e conduzida pela oncologista Dra. Bárbara Cristina Beneton Pinto. O encontro teve a abertura do diretor executivo do Grupo Austa, Rafael Chanes, e o diretor médico do Austa Hospital e Dr. Ronaldo Gonçalves, que destacaram a importância de o hospital se envolver ativamente em campanhas de conscientização e prevenção. Ambos ressaltaram que ações como o Outubro Rosa fortalecem o vínculo entre profissionais, pacientes e comunidade, consolidando a missão do Austa de cuidar com excelência e empatia. Durante a palestra, a Dra. Bárbara apresentou dados sobre o aumento de diagnósticos de câncer de mama em mulheres jovens e destacou os principais fatores de risco associados ao estilo de vida, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool. Ela ressaltou que, embora o número de casos venha crescendo, a maioria não está relacionada à predisposição genética, mas sim a hábitos que podem ser modificados. A médica também reforçou a importância do diagnóstico precoce, lembrando que quanto mais cedo o câncer é detectado, maiores são as chances de cura. “Hoje sabemos que o estilo de vida tem grande influência. Pequenas mudanças na rotina, como adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, manter o peso adequado e realizar os exames de rotina, fazem diferença significativa na prevenção de doenças e na promoção da saúde”, explicou. A programação contou ainda com uma paletra com a psicóloga Renata Alves, além de uma roda de conversa com pacientes do Austa que puderam compartilhar suas histórias de superação em relação à doença, reforçando o impacto do autocuidado e do apoio emocional durante o tratamento. Conscientização e compromisso com a saúde da mulher Com a campanha “Autocuidado que transforma: Prevenir é um Ato de Força”, o Austa Hospital reforça seu compromisso com a conscientização, a prevenção e o cuidado integral com a saúde da mulher. As ações realizadas ao longo do Outubro Rosa refletem a missão do hospital em promover saúde por meio da informação, da empatia e da humanização, fortalecendo o propósito de cuidar das pessoas de forma completa e transformadora.

21 de outubro

Quem Cuida Celebra: Festa das Secretárias Austa Clínicas 2025

Para celebrar o Dia da Secretária, a Austa Clínicas promoveu o evento “Quem Cuida Celebra: Festa das Secretárias 2025”, uma noite especial em homenagem a essas profissionais que são parte essencial do dia a dia das unidades e do relacionamento com os pacientes. Realizada na quinta-feira, 16 de outubro, a festa reuniu cerca de 250 secretárias no Restaurante Coxits, em um clima de alegria, descontração e reconhecimento. Durante o evento, as convidadas puderam desfrutar de um rodízio completo, com diversas opções de comidas, fast food, bebidas e sobremesas à vontade. A noite também contou com show ao vivo, com repertório que passou pelo sertanejo, MPB e pop, além de uma máquina de fotos 360º, garantindo diversão e momentos inesquecíveis. Segundo Leandro Hernandes, gerente de Credenciamento da Austa Clínicas, o evento foi uma forma de expressar gratidão e reconhecimento a essas profissionais que desempenham papel fundamental na relação entre pacientes, médicos e a instituição. “As secretárias são peças-chave na experiência que oferecemos aos nossos pacientes e parceiros. A dedicação, o cuidado e a eficiência com que realizam seu trabalho refletem diretamente na qualidade do atendimento que prestamos todos os dias. Esta festa é uma forma de agradecer e celebrar essa parceria tão importante para a Austa Clínicas.” Mais do que uma comemoração, o “Quem Cuida Celebra: Festa das Secretárias 2025” foi uma demonstração de valorização, respeito e gratidão a todas as secretárias que contribuem diariamente para o sucesso e a qualidade do atendimento da Austa Clínicas. Links para os vídeos na Plataforma 360º: https://gallery.phtbth-upload.com/pt/public/13e8fae1-2a19-4305-bd25-582efefcbbcd?uid=8bd3f8e3881b6b430a85c4a10245ba6e Link das fotos: https://drive.google.com/drive/folders/15-vIDNSAC8ukZG_Ie9C1xekvzRhc4tID?usp=sharing

20 de outubro

Eficiência, qualidade e segurança em pauta no 1º Simpósio de Centro Cirúrgico da FAMERP

Aconteceu em São José do Rio Preto o 1º Simpósio em Centro Cirúrgico da FAMERP, reunindo profissionais de diferentes instituições para discutir um tema cada vez mais relevante: “Bloco Cirúrgico: como sincronizar eficiência, qualidade e segurança”. Entre os destaques da programação, a mesa redonda abordou estratégias para melhorar a integração entre o Centro Cirúrgico (CC) e a Central de Materiais e Esterilização (CME), utilizando ferramentas Lean como aliadas da eficiência operacional. Representando o grupo Austa, Vanessa Valadares, gerente do centro cirúrgico, participou da discussão ao lado de profissionais como Edna Laforga, Kamila F. e Profª Ângela Calil, em um espaço voltado à troca de experiências práticas. Além dos debates técnicos, o evento também valorizou os profissionais que vêm se destacando em suas instituições. Em mais de 90% dos casos, os premiados foram formados por nossas equipes, um dado que reforça o compromisso do grupo Austa com o desenvolvimento de pessoas e com a excelência no atendimento. A participação no simpósio contou ainda com o apoio do Dr. Ronaldo Gonçalves e das coordenadoras Luana e Rosana, que incentivaram a presença ativa dos nossos profissionais e seguem promovendo iniciativas que fortalecem o cuidado em saúde. Seguimos firmes em nossa missão de formar, apoiar e valorizar quem cuida. Sempre com foco na qualidade, segurança e no melhor resultado para o paciente.

26 de setembro

Sipat 2025 do Austa destaca o autocuidado de profissionais

Cuidar de pessoas em todas as fases da vida é a missão diária de quem atua na saúde. Muitas vezes, porém, quem dedica o dia a dia ao próximo esquece de olhar para si. Com esse ponto de partida, o Grupo Austa realizou a Sipat 2025, de 22 a 26 de setembro, em suas unidades Austa Hospital, Austa Clínicas, Austa Medicina Diagnóstica e IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares.Com o tema Quem cuida de si cuida melhor dos outros, a programação envolveu mais de 1.200 colaboradores e ampliou o debate para além da prevenção de acidentes do trabalho, contemplando também bem-estar físico, mental e emocional. Engajamento e propósito Para o diretor executivo do Grupo Austa, Rafael Chanes, a resposta foi exemplar: “Todos os eventos tiveram grande adesão, o que mostra que acertamos na escolha do tema central desta edição da Sipat. É gratificante ver nossos profissionais do Sesmt e das CIPAs conduzindo uma iniciativa que realmente fez sentido para os colaboradores”. Conteúdo que inspira e orienta A semana reuniu palestras e vivências com especialistas convidados, entre eles: Roberto Tostes (escritor e especialista em comportamento humano): “É agora! A mudança começa neste instante”. Valquíria Amorim (psicóloga): “Cuidando de quem cuida”. Rose Ray (coach): “Gestão de emoções”. Antônio Agostinho (professor): “Comunicação interpessoal no ambiente de trabalho”. Janaísa Debiagi (terapeuta, Senac): “Autocuidado”. Profissionais do próprio Grupo Austa também compartilharam conhecimento com os colegas: Renata Alves (psicóloga): importância da saúde mental. Marcelo Villaça (cardiologista): impacto do autocuidado para a saúde. Ricy Ayoub (nutricionista): “Como estou cuidando de mim?”. Além das palestras, houve oficinas e práticas voltadas ao equilíbrio entre corpo e mente, como workshops de maquiagem, aromaterapia e sessões de ioga. Vozes da Semana A mensagem central esteve presente em todos os momentos. Em suas palestras, Roberto Tostes reforçou: “É preciso se amar, olhar para dentro de si e tomar decisões que tornem a vida melhor. Isso impacta nos relacionamentos, na carreira e na saúde, refletindo diretamente no ambiente de trabalho e no cuidado com os pacientes” . Para Aldeci Rodrigues, engenheiro de segurança e coordenador do Sesmt, o aprendizado foi concreto: “Trouxemos temas inovadores, com foco nas questões psicossociais que afetam os profissionais de saúde, levando-os a refletirem sobre si e sobre sua convivência no trabalho”. Já Stefan Lopes dos Reis, presidente da CIPA do IMC, destacou o efeito multiplicador: “Estando bem física e mentalmente, nossos profissionais cuidarão melhor dos clientes e de todas as pessoas que passam por nossas instituições”.Os relatos dos participantes evidenciam o impacto imediato. Adriana Cardoso, biomédica da Medicina Nuclear do IMC, comentou: “Precisamos estar bem mentalmente e fisicamente. Vou levar muitas lições positivas desta semana para o meu trabalho e para a vida pessoal”. Para Tarcísio Simões, enfermeiro e coordenador da Emergência do Austa Hospital, a Sipat ampliou perspectivas: “Ao cuidarmos da gente, conseguimos ter mais empatia, energia e generosidade para cuidar dos outros e contribuir com colegas e pacientes”.A psicóloga Valquíria Amorim reforçou orientações práticas que repercutiram entre os colaboradores: sono adequado, alimentação equilibrada, tempo de qualidade com família e amigos, cultivo de hobbies e atividade física regular. Bianca Candea, líder da agência transfusional do Austa Hospital, resumiu a percepção do grupo: “É a primeira vez que participo da Sipat e fiquei surpresa com os temas. São indispensáveis, pois precisamos cuidar de nós para oferecer o melhor a quem precisa de nós”. Um compromisso que continua A Sipat 2025 do Grupo Austa reforçou um princípio essencial: o cuidado começa dentro de casa, com cada profissional. Valorizar o autocuidado fortalece quem dedica a vida a cuidar da saúde e do bem-estar da comunidade. O aprendizado desta semana permanece como guia para práticas mais saudáveis, relações de trabalho mais humanas e um atendimento cada vez melhor.

17 de setembro

Dia Mundial da Segurança do Paciente: um compromisso diário do Austa

Hoje, 17 de setembro, celebramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância de práticas seguras em todas as etapas do cuidado. Mais do que uma data no calendário, trata-se de um alerta global: garantir que pacientes e acompanhantes estejam em um ambiente protegido, acolhedor e comprometido com a qualidade é responsabilidade de todos os profissionais de saúde. No Grupo Austa, esse compromisso é parte da nossa essência. Nosso hospital é acreditado com excelência pela ONA – Nível 3, certificação que atesta padrões rigorosos de qualidade e segurança. Isso significa que todas as nossas rotinas, fluxos e atendimentos estão alinhados às Metas Internacionais de Segurança do Paciente, reconhecidas mundialmente. Entre essas metas, destacam-se a identificação correta dos pacientes, a comunicação eficaz entre equipes, a administração segura de medicamentos, a prevenção de quedas e infecções, além do cuidado cirúrgico seguro. São práticas que salvam vidas, evitam riscos e aumentam a confiança de quem nos procura. Realizamos de forma contínua ações educativas com pacientes e acompanhantes, fortalecendo o papel de cada um na construção de um cuidado mais seguro. A segurança do paciente é uma responsabilidade permanente e compartilhada entre médicos, equipes multiprofissionais, gestores e também a comunidade. Celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente é reafirmar que, no Grupo Austa, o cuidado vai além do atendimento médico. É um compromisso diário com a vida, sustentado pela qualidade, pela ética e pela excelência que nos guiam.

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