14/05/2021

Assistente social personifica o acolher e cuidar no hospital

Acolher e cuidar justificam a existência de um hospital e pautam o trabalho de todos os seus profissionais. Dentre eles, estas ações são ainda mais evidentes para a assistente social, afinal, como o seu próprio nome revela, sua função é auxiliar pacientes, familiares, acompanhantes, enfim, as pessoas que, normalmente, encontram-se vulneráveis.

“Estamos prontos para prestar toda a assistência necessária, dando carinho de forma que a pessoa se sinta acolhida, amparada e tenha tranquilidade para resolver eventuais problemas”, resume Ione Oliveira, assistente social do Austa Hospital.

Ione Oliveira, assistente social do Austa Hospital.

Perceber o momento de fragilidade de quem está no Hospital envolve não só a assistência social. Ione conta com a colaboração de todos os profissionais da instituição, desde os recepcionistas até médicos e enfermeiros atentos às condições não só físicas, mas também psicológicas e sociais das pessoas atendidas.

“Nós, como todos os profissionais da saúde, precisamos ter muita sensibilidade e empatia para nos identificarmos com os pacientes e demais pessoas que estão no hospital e compreendermos as demandas delas, fundamental para podermos ajudar e cuidar”, sintetiza Ione.

A assistente social, claro, não exerce uma função passiva, ou seja, à espera de que as pessoas a procurem.

Suas atividades são múltiplas, dentre as quais incluem:

• Visitas domiciliares com o objetivo de reconhecer e analisar a dinâmica familiar, econômica e fragilidades do paciente;
  • Elaboração de relatórios sobre as condições socioeconômicas e sócio familiares dos pacientes;
  • Análise da situação socioeconômica do paciente visando a elaboração de plano de ação para apoiá-lo;
  • Formulação e implementação de programas sociais
  • Participação na elaboração, gerenciamento e organização de políticas sociais do hospital;
  • Mobilização de recursos para o tratamento dos pacientes;
  • Orientações ao paciente, familiares e acompanhantes quanto aos seus direitos e deveres.

Uma atividade que se destaca bastante na Assistência Social do Austa Hospital é o cuidado e a humanização com as famílias de pacientes.

Por exemplo, quando o paciente está próximo de ter alta hospitalar, a assistente social, juntamente com a equipe multiprofissional, visita a casa para avaliar o ambiente e sua estrutura e orientar a família sobre adequações necessárias para acolher o paciente da melhor forma possível. “Nós, em particular, orientamos os familiares sobre a aquisição de medicamentos e insumos na rede básica de saúde, minimizando custos”, explica Ione.