12/05/2021

Austa Hospital prima por ambiente seguro, atestado pela Acreditação ONA com Excelência

Manter e oferecer um ambiente seguro aos pacientes, seus acompanhantes e todas as pessoas que passam, diariamente, pelo Austa Hospital é compromisso diário de seus profissionais.

Sobretudo durante a pandemia da covid-19, o desafio tem sido ainda maior, porém, os profissionais da assistência e das áreas de apoio conseguem proporcionar isto à comunidade.

A cultura da segurança do paciente e de todos que vivenciam o ambiente hospitalar está presente há décadas no Austa Hospital.

Acreditação ONA

Desde 2004, a instituição está comprometida com as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a Organização Mundial de Saúde.

Há três anos, o Hospital recebeu a Acreditação ONA, certificação que atesta que seu ambiente é seguro e a instituição está comprometida com a qualidade. Neste pouco tempo, o Austa Hospital conquistou a Acreditação ONA com Excelência –o mais nível desta certificação.

Ela é conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e reconhecida pelo Ministério da Saúde.

A ONA é a entidade de maior prestígio nesta área no Brasil, filiada à Sociedade Internacional para a Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua, na sigla em inglês), atuante nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e França, entre outros países.

Ambiente seguro

Apenas 378 hospitais entre as mais de 6.000 existentes no Brasil possuem a Acreditação ONA com Excelência.

Periodicamente, auditores da ONA permanecem alguns dias no hospital para avaliar se tudo é feito para garantir ambiente seguro, minimizando ao máximo, os riscos.

“Temos controle total sobre todos os indicadores em todas as áreas e níveis do hospital e avaliamos, constantemente, nossos resultados que, em última análise, devem refletir no cuidado de todos que estão na instituição”, ressalta a enfermeira Maristela Maricato, gerente de Assistência do Austa Hospital.

Para prevalecer este ambiente, é necessário processos, atividades e rotinas complexas que se repetem diariamente, envolvendo estrutura física, pessoas, materiais, equipamentos, fluxos de trabalho, protocolos clínicos e registros.

Pacientes e quem visita o hospital podem colaborar com a segurança

Todos que estão ou frequentam o hospital podem colaborar para garantir o ambiente seguro.

O visitante deve sempre higienizar as suas mãos ao chegar ao hospital, antes e após tocar o paciente ou superfícies próximas ao seu redor e ao sair do hospital.

A higienização pode ser feita com água e sabão ou com álcool gel a 70%, disponível em vários locais do hospital.

Para que a higienização das mãos possa ser mais efetiva, é importante que os adornos sejam retirados (por exemplo, anéis, pulseiras e relógios), para facilitar o contato da água ou do álcool com a superfície da pele que está sendo higienizada.

Outras atitudes importantes:

• Não levar alimentos e flores ao paciente sem a autorização e conhecimento prévio do médico;
  • Não sentar na cama do paciente nem em camas vagas ao lado;
  • Se houver alguma placa ou orientação na porta do quarto, procure o profissional de saúde responsável pelo paciente antes de entrar.

Fonte: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde.