O IMC e HMC realizam nesse mês de novembro ações da campanha que trabalham a conscientização da prevenção do câncer de próstata
O Instituto de Moléstias Cardiovasculares e o Hospital do Coração de São José do Rio Preto trabalharão esse ano a Campanha Novembro Azul com o tema “Todos juntos pela mesma causa. Unidos em um só coração”, para além de conscientizar os homens da prevenção e da importância do diagnóstico precoce, quebrar o tabu que cerca o assunto sobre os cuidados com a saúde do homem e mostrar que com apoio eles podem vencer essa doença.
Entre as atividades que acontecerão durante o mês de campanha, está a palestra ministrada pelo oncologista, Dr. José Altino, do Centro de Oncologista de Rio Preto (CORP), sobre o câncer de próstata, a fala será aberta ao público e colaboradores da instituição. Também acontecerá uma outra palestra do Dr. Ruy Nogueira, médico urologista, que também irá falar sobre o assunto e apresentar suas vivências na área médica e suas considerações sobre o tema.
O IMC e HMC apoiam essa causa e realizarão vários eventos para alertar os homens sobre a importância de se prevenir, de fazer o autoexame e de cuidar da saúde como um todo. O câncer de próstata é o tipo mais frequente no homem, representando quase 30% dos casos de câncer no sexo masculino quando se exclui os cânceres de pele não melanoma. Segundo dados do INCA, Instituto Nacional do Câncer, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata., prevenir é a melhor opção.
NOVEMBRO AZUL
Surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos, como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras, e contou com a adesão de celebridades, como Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e outros, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.