A realização periódica de uma avaliação cardiológica é extremamente importante e contribui para uma vida saudável. Jovens adultos que não apresentam sintomas devem realizar o check-up cardiológico, com um intervalo mínimo de 1 ano, antes de iniciarem as atividades físicas, ou se passarem por algum procedimento cirúrgico. Mas, com o ritmo de vida acelerado e as rotinas de trabalho exaustivas, os cuidados com a saúde são deixados em segundo plano por um simples motivo: a falta de tempo.
O que é o check-up cardiológico?
Consiste na realização de exames cardiológicos e laboratoriais, além da avaliação com um cardiologista, que irá analisar os resultados baseado no histórico familiar do paciente e nos fatores de risco individuais para o desenvolvimento das doenças cardíacas.
Quais exames são realizados?
No caso dos exames laboratoriais, são colhidas amostras de sangue para identificar os níveis de colesterol, triglicérides, glicemia e outros. Estes exames apontam para doenças secundárias, tais como: diabetes, obesidade, colesterol alto, que são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Entre os exames cardiológicos, são realizados inicialmente o eletrocardiograma, o ecocardiograma e o teste ergométrico.
O eletrocardiograma registra as variações elétricas do coração. Ele reconhece anormalidades no funcionamento dos músculos do coração, tais como:
- Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia);
- Aumento de cavidades cardíacas;
- Patologias coronarianas;
- Infarto do miocárdio;
- Distúrbios na condução elétrica do órgão;
- Problemas nas válvulas do coração;
- Pericardite (inflamação da membrana que envolve o coração);
- Hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos;
- Doenças genéticas;
- Doenças transmissíveis (Doença de Chagas).
O ecocardiograma é uma ultrassonografia do coração que fornece imagens do músculo para que o médico possa analisar os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo. Também é possível diagnosticar doenças que afetam a anatomia e a fisiologia do coração, tais como: insuficiências e malformações cardíacas.
O teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço, analisa de maneira controlada a reação do coração diante de um esforço físico ou estresse. O exame eleva a frequência cardíaca do paciente para mostrar possíveis anomalias ou doenças que não se manifestam durante o repouso. Ele auxilia na avaliação cardiovascular porque permite identificar problemas cardíacos, tais como: coronariopatia, arritmias, hipertensão e insuficiência cardíaca.
Conheça o Check-up Cardiológico do IMC
O Check-up Cardiológico do IMC consiste na realização de exames e na avaliação com um cardiologista, tudo no mesmo lugar e no mesmo dia. O paciente reserva apenas um dia e consegue cuidar da sua saúde do seu coração através de um programa moderno, especializado e rápido.
O paciente chega no primeiro horário e já realiza os exames laboratoriais, aqueles que precisam ser feitos em jejum. Logo após a coleta, ele é encaminhado para tomar um café da manhã. Na sequência, realiza os exames cardiológicos e complementares, de acordo com o sexo e a idade. Por fim, é encaminhado com os resultados dos exames em mãos para ser avaliado por um cardiologista.
O Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC é um centro especializado na prevenção e nos cuidados com o coração. O IMC possui estrutura completa, equipamentos de alta tecnologia para o diagnóstico e o tratamento de doenças cardiovasculares e conta com cardiologistas renomados, especializados nas mais importantes subáreas da cardiologia.
O IMC conta com profissionais capacitados para atender crianças, jovens, adultos e idosos. Além de consultas e exames, o IMC possui atendimento de urgência e emergência cardiológica 24 horas para pacientes particulares e de convênios médicos. Possui estrutura moderna e base sólida de médicos cardiologistas experientes. Também conta com atendimento prioritário em casos mais graves, realizado por enfermeiros na triagem, seguindo a classificação de protocolo que se aplica conforme a gravidade do quadro clínico, e não pela ordem de chegada, promovendo mais agilidade e segurança ao paciente.
TV Austa 