14/06/2021

Dia 14 de junho é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue!

Saiba mais sobre este assunto com o biomédico do Austa Hospital Stefan Lopes!

Quem pode doar sangue?

Qualquer pessoa pode doar. De 18 a 69 anos, que pese mais de 50 quilos e esteja saudável.

É importante que a pessoa esteja munida de um documento oficial com foto no momento da doação.

Menores de idade de 16 e 17 anos, podem fazer a doação acompanhados de um responsável legal, também munido de um documento

O que impede a pessoa de doar?

• Menores de 16 anos e maiores de 70 anos
  • Pessoas que apresentem hipotensão ou hipertensão no momento da doação;
  • Que estejam com anemia no exame prévio antes da doação;
  • Que apresentem aumento ou diminuição de frequência cardíaca;
  • Pessoas que realizaram tatuagem há menos de 1 ano ou que fizeram endoscopia há menos de 6 meses também não podem doar.
  • Quem recebeu vacina da gripe ou Covid 19 deve aguardar pelos menos 30 dias para fazer a doação

Doar sangue oferece algum risco ao doador?

Doar sangue não oferece risco à saúde do doador. Todos os materiais utilizados são descartáveis.

Onde doar?

O Austa Hospital é um parceiro do hemocentro de São José do Rio Preto, que fornece o sangue utilizado na instituição e nós apoiamos esta causa.

Quem quiser doar pode comparecer no hemocentro de Rio Preto rua Jamil Feres Kfouri, número 80, no Jardim Panorama, atrás do Hospital de Base.

Se você está participando da campanha de doação de sangue do Austa Hospital passe esta informação ao hemocentro, será importante para nós.