
No dia 5 de maio, celebramos o Dia Mundial da Higiene das Mãos, uma data essencial para reforçar um gesto simples, mas que tem impacto direto na segurança do paciente e na prevenção de infecções no ambiente hospitalar.
Para marcar esse momento, realizamos uma ação interna com nossos colaboradores, para conscientizar sobre a importância da higienização correta das mãos antes e após o contato com os pacientes.
Durante a atividade, propusemos uma dinâmica prática e simbólica. Uma de nossas colaboradoras utilizou uma luva com sujeira visível, representando a contaminação. Ao convidar outros colaboradores a tocarem sua mão, todos hesitaram. Já outra colaboradora, com as mãos aparentemente limpas, foi prontamente cumprimentada. Foi então que destacamos um ponto fundamental: a sujeira nem sempre é visível, e por isso, a higienização deve ser constante — mesmo quando as mãos parecem limpas.
A ação também foi levada à pediatria, com uma abordagem lúdica e educativa, envolvendo pacientes e acompanhantes. O objetivo foi mostrar, desde cedo, a importância desse hábito no dia a dia de todos.
Aqui no hospital, promovemos a cultura do cuidado em cada detalhe. E as mãos, que acolhem, cuidam e salvam, precisam estar sempre limpas e seguras.
Higienizar as mãos é um gesto de amor, respeito e responsabilidade.
TV Austa 