Fevereiro é o mês de ações dedicadas ao diagnóstico precoce da leucemia e à conscientização sobre a doação de medula óssea. A Campanha Fevereiro Laranja foi instituída no estado de São Paulo pela Lei N° 17.207, de 12 de novembro de 2019, de acordo com a qual, durante todo este mês, iniciativas privadas, entidades civis e organizações profissionais e científicas cooperam com o governo do Estado de São Paulo prestando esclarecimentos e informações à população sobre a doença, além de suas formas de detecção e tratamentos.
O que é medula óssea e como está relacionada com a leucemia?
A medula óssea é onde são fabricadas as células sanguíneas que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas. Estas células do sangue trabalham para levar o oxigênio e os nutrientes a todos os órgãos do corpo humano, além de defenderem o organismo contra agentes infecciosos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos e, geralmente, tem origem desconhecida. Sua principal característica é a substituição das células saudáveis da medula óssea pelo acúmulo de células doentes. Quando uma pessoa tem a doença, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Esta célula anormal não funciona de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis vão sendo substituídas por células cancerosas.
Entenda a importância da doação de medula óssea e como doar. CLIQUE AQUI!
Quais os tipos de leucemia?
Estudos mostram que existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).
Especialista indicam que a maioria dos casos de leucemia não podem ser evitados, pois os pacientes não apresentam nenhum fator de risco que pode ser modificado previamente. Por isso, o diagnóstico precoce é a melhor chance de detecção da doença em fase inicial e de aumentar as chances de cura com o tratamento.
Como diagnosticar de forma precoce a leucemia?
A melhor maneira de diagnosticar precocemente a leucemia é mantendo em dia as consultas de rotina e exames clínicos e laboratoriais com um médico de confiança. É possível também ficar atento a sinais e sintomas como palidez, cansaço e febre; aumento de gânglios; infecções persistentes ou recorrentes; hematomas ou sangramentos inexplicáveis; aumento do baço e do fígado. Lembrando que, segundo o INCA, na maioria das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que sejam investigados por um médico.
Como ser um doador de medula óssea?
Você também pode fazer parte dessa corrente do bem. Procure o Hemocentro de São José do Rio Preto e torne-se um doador de medula óssea.
Para mais informações:
HEMOCENTRO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Av. Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama
Fone: 17 3201-5078 – São José do Rio Preto – SP
http://www.hemocentroriopreto.com.br
Fontes:
Inca – Instituto Nacional de Câncer
Site Ministério da Saúde
Hemocentro São José do Rio Preto