Conceito criado originalmente pelo Ministério da Saúde da Inglaterra, a Governança Clínica visa a fortalecer e a consolidar a cultura organizacional na qual são promovidas e aprimoradas ações de melhoria na qualidade, segurança e experiência do paciente em relação à assistência em saúde oferecida pela instituição.
A Governança Clínica assenta-se sobre os seguintes pilares:
– segurança do paciente;
– efetividade da prática clínica;
– transparência em todos os processos e em em todas as relações interpessoais;
– desenvolvimento dos colaboradores;
– processo de auditoria clínica e pesquisa clínica.
A Governança Clínica também institui um modelo de gestão no qual são oferecidas aos corpos clínico e assistencial do hospital infraestrutura, instrumentos, processos e informações que vão lhes permitir mensurar e avaliar o resultado do atendimento e tratamento oferecidos aos pacientes.
Médicos e demais profissionais da assistência têm acesso a indicadores de outros hospitais e demais instituições de saúde brasileiras e até do exterior, para poder comparar resultados. Podem consultar, por exemplo, dados do ICHOM (International Consortium for Health Outcomes Measurement), o Consórcio Internacional para Medição de Resultados de Saúde, organização sem fins lucrativos que disponibiliza, de forma padronizada, resultados de tratamentos realizados em centros médicos de todo o mundo.
A análise criteriosa dos resultados do tratamento, embasada em indicadores concretos, claros e seguros, permite aos corpos clínico e assistencial, se necessário, promover ações para melhorar a resolutividade, com consequente maior qualidade de atendimento e segurança do paciente.
O AUSTA hospital implantará a Governança Clínica, contando com a assessoria do consultor médico Alexandre Bomfim, da empresa Papaia Azul Gestão em Saúde.