O Hospital do Coração do IMC recebeu, em março, a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma certificação que atesta, não apenas a qualidade dos serviços prestados pela instituição na área da saúde hoje, mas que reconhece o comprometimento de uma equipe que há 53 anos faz história com pioneirismo em tratamentos cardiovasculares que se tornaram referência em todo o país.
Esta acreditação assegura que o Hospital do Coração (HMC) atende aos requisitos formais, técnicos e de estrutura de qualidade e segurança na saúde, para exercer a atividade hospitalar, identificar os riscos específicos e gerenciar os processos com foco principal na segurança do paciente.
“Não há alegria e satisfação maior para nós, do Hospital do Coração, receber o selo de hospital acreditado pela ONA. Este é um resultado de muito esforço e dedicação de todos os nossos colaboradores e parceiros. Não tenho dúvidas que esta certificação é só o começo de um longo trabalho pela busca contínua da excelência.”, disse o administrador, Dr. Michael Melo.
A ONA reconhece a qualidade dos serviços médico-hospitalares do HMC com vista a um processo contínuo de melhoria, onde se destacam o desempenho de seus recursos humanos, o aprimoramento da gestão organizacional e, principalmente, a segurança dos pacientes e dos profissionais da saúde.
Este resultado foi alcançado por todos. Uma diretoria engajada, que incentiva diariamente seus profissionais com a atitude de buscar um melhoramento contínuo para um atendimento assistencial de excelência. Uma equipe de colaboradores que trabalha unida em aprimoramento dos processos, com dedicação e comprometimento com a saúde. Enfim, uma conquista muito importante, porque consiste no reconhecimento da credibilidade social alcançada pelo Hospital do Coração, construída por mais de duas décadas de atuação profissional ética, inovadora e responsável na área da saúde e da segurança integral de seus pacientes.
“A acreditação da ONA é uma conquista importantíssima no que se refere à humanização que o hospital dispõe do ponto de vista técnico e de acolhimento do paciente. É uma maneira concreta de o público externo ter um olhar microscópico para a nossa instituição, visualizando a qualidade dos nossos processos. Eu estou muito satisfeito e feliz pelo comprometimento de todos, porque, dessa forma, nos envolvemos e entendemos o processo normativo que garante a segurança na assistência prestada pela instituição a qual todos nós pertencemos. Só tenho que agradecer a todos.”, ressaltou o médico cirurgião cardíaco e diretor do Hospital do Coração, Dr. Roberto Vito Ardito.
Esta conquista é compartilhada com toda a sociedade rio-pretense e também do estado de São Paulo, para os quais esta instituição tem prestado, assiduamente, um servido de qualidade reconhecida profissionalmente e socialmente referenciada.
O que é a ONA?
A ONA é a organização responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde o ano de 1999, ela atua para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem ao aprimoramento da segurança e do cuidado com o paciente.
Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.
*Foto tirada em 21 de fevereiro de 2020, ao final da avaliação da ONA. Antes da OMS decretar pandemia do novo coronavírus.
Acompanhe as instituições acreditadas em nossa região pelo link: https://www.ona.org.br/mapa-de-acreditacoes