A equipe do AUSTAcor, Serviço Especializado de Hemodinâmica do AUSTA hospital, de São José do Rio Preto, realizou, no dia 19 de março, mais um procedimento minimamente invasivo, inédito na região, que evitou que o paciente tivesse que se submeter a uma cirurgia convencional, que implicaria em maior risco e recuperação mais prolongada.
Neste procedimento inédito, chamado Fechamento Percutâneo Leak Paravalvar Aórtico, os médicos implantaram um plug metálico para vedar orifício que surgiu no coração do paciente, ao lado de prótese valvular que havia sido implantada em procedimento anterior.
“Normalmente, para vedar este orifício, teríamos que operá-lo, abrindo seu tórax, em cirurgia invasiva, com risco importante e necessidade de internação em UTI por dias. Já neste procedimento inédito, fizemos apenas um corte de 3 milímetros na virilha do paciente por onde introduzimos um catéter que levou o plug até o coração, ou seja, muito menos invasivo”, explicou o cardiologista intervencionista dr. Luiz Antônio Gubolino.
A equipe multidisciplinar, formada por cardiologistas intervencionistas drs. Antônio Helio e Pablo Tome, pelo anestesista dr. Daniel Fernandes Terra, ecocardiografista dr. Maximiliano Lacoste e profissionais de enfermagem, necessitou de 2 horas, metade do tempo da cirurgia convencional, que também exigiria recuperação em hospital, envolvendo inclusive UTI, de cerca de 7 a 10 dias.
O paciente, de 52 anos, já está em sua casa, na cidade de Itapagipe (MG), e a previsão é que, já na próxima semana, poderá retomar atividades leves rotineiras.