O AUSTA hospital recebeu, nesta quinta-feira, 12 de dezembro, a Acreditação com Excelência, nível 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Esta certificação atesta que o AUSTA hospital alcançou excelência em gestão, com maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência e busca pela melhoria continua da qualidade assistencial.
A cerimônia de certificação contou com a presença de diretores, lideranças e colaboradores do Grupo AUSTA, do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, do vice-prefeito Eleuses Paiva, do secretário municipal de Planejamento, Israel Cestari, e de lideranças da saúde e de outros setores da cidade.
“Esta conquista premia a dedicação e o profissionalismo de nossos funcionários e corpo clínico, que há muitos anos aceitaram o desafio de instituir em nosso hospital a cultura da qualidade e segurança do paciente, referenciada pelos níveis 1, 2 e 3 da ONA”, lembra o cardiologista, Mário Jabur Filho, diretor presidente do Grupo AUSTA.
“A ONA 3 certifica que, no AUSTA hospital, os pacientes encontram um ambiente seguro, com infraestrutura de qualidade, além de atendimento de excelência por parte dos profissionais de saúde. O cuidado na nossa instituição será cada vez mais personalizado e humanizado, próximo de cada profissional e da equipe como um todo”, completou Dr. Jabur.
Para o prefeito Edinho Araújo, com esta conquista, o AUSTA colabora para tornar Rio Preto mais conhecida pela excelência de sua saúde e mais credenciada como uma das melhores cidades para se viver. “O AUSTA hospital recebe esta certificação, desejada por muitas instituições, mas que poucas são escolhidas. É fruto de trabalho contínuo de décadas”, declarou o prefeito.
O vice-prefeito Eleuses Paiva, que representou, na cerimônia, o secretário municipal de Saúde, Aldenis Borin, ressaltou ser o AUSTA exemplo para a saúde de Rio Preto e região.
“Nós, do setor da saúde, sabemos da importância de apostarmos na qualidade. Ela aumenta a eficiência e nossa resolutividade, humanizando o atendimento à população. Esse é o exemplo que o AUSTA hospital e Rio Preto dão, atestado por esta Acreditação ONA nível 3”, afirmou Dr. Paiva.
Campanha de engajamento usa sinfonia como inspiração
Para estimular e engajar os funcionários em torno do objetivo único de avançar no nível da Acreditação ONA, todo o Hospital foi envolvido em uma criativa e inovadora campanha interna.
Intitulada “Na batuta do AUSTA”, a ação transmitiu a mensagem de que todos os profissionais precisavam funcionar como uma grande orquestra, na qual cada um, assim como todo instrumento, é imprescindível.
“Sem o violino, sem a tuba, sem a harpa, a grande sinfonia não pode ser executada. Todos os instrumentos têm seu importante papel na versão solo, mas para uma bela sinfonia, uma perfeita obra, todos devem tocar em perfeita harmonia, integrados, comunicando-se de forma eficiência e sensível, respeitando o trabalho da equipe. E assim é em uma empresa.
Como a mesma similaridade, a campanha foi uma alusão aos funcionários, protagonistas desta conquista”, disse Luciana Rocha, gerente de Marketing e Comunicação do AUSTA.
Saiba o que é a ONA
A ONA (Organização Nacional de Acreditação) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua.