Como identificar os sinais de autismo na infância

O dia 04 de abril marca a comemoração de uma data muito importante, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi primeiro estabelecida em 2007, e tem por objetivo principal a divulgação à população de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), aumentando o conhecimento sobre o transtorno e evitando, assim, a discriminação e o preconceito que marginalizam tantas pessoas com autismo, sejam elas crianças ou adultos. Mas você sabe como identificar os sinais de autismo na infância? Este talvez seja o conjunto de informações mais importante porque, a partir dele, mais e mais pessoas poderão dispor de conhecimento prévio para identificar e encaminhar aos cuidados de um profissional de saúde especializado a criança que manifesta esse conjunto de sinais. Mas, quais sinais apontam para o autismo especialmente quando se trata de crianças? Primeiro, é importante saber que crianças com TEA apresentam sintomas quando ainda são muito pequenas, especialmente nas áreas da comunicação verbal e não verbal ou da linguagem, do relacionamento e interação social, e de comportamentos restritivos e repetitivos. É verdade que os tipos de sintomas e a intensidade variam muito de indivíduo para indivíduo, mas o conhecimento baseado em evidência clínica demonstra que apesar da variedade e da intensidade, as crianças no espectro autista apresentam problemas em uma ou mais dessas áreas do desenvolvimento humano e social. Vamos então aos sinais.   AUSTA ao vivo: especialistas falam sobre Transtorno do Espectro do Autismo     Sinais do Autismo Já sabemos que os sinais de autismo estão relacionados ao campo da interação social, da comunicação ou linguagem, e do comportamento. Tudo isso desde os primeiros anos de vida. Por isso é tão importante que os pais estejam atentos à presença desses sinais na vida de seus filhos, e que sejam capazes de identificá-los e de distingui-los. Quanto antes conhecê-los, mais cedo a criança poderá ser encaminhada a um médico especialista capaz de diagnosticá-la e indicar o melhor acompanhamento, haja vista que cada criança é única, apesar de os sintomas serem comuns. De acordo com o Instituto NeuroSaber, os sinais ou sintomas podem ser organizados em grupos.   Grupo 1- Sintomas relacionados à interação social: Ausência de contato visual. Não reage ao sorriso dos pais ou a outras expressões faciais. Não olha para objetos quando os pais apontam. Não aponta para objetos. Não traz objetos de interesse pessoal para mostrar aos pais. Tem dificuldade de perceber o que os outros estão pensando ou sentindo através das expressões faciais. Não demonstra preocupação (empatia) pelos outros. Incapacidade ou desinteresse em fazer amigos.   Grupo 2 - Sintomas relacionados à comunicação: Não aponta para objetos quando quer algo ou para compartilhar com outras pessoas. Não fala palavras soltas aos 16 meses. Repete o que os outros falam sem entender o significado (ecolalia). Não responde quando o chamam pelo nome, mas pode reagir a outros sons (como a buzina de um carro). Refere-se a si mesmo como “você” ou “ele”. Muitas vezes, parece não querer se comunicar. Não inicia ou dá continuidade a uma conversa. Não usa brinquedos ou outros objetos para representar pessoas ou a realidade em brincadeiras que usam a imaginação. Pode ter uma boa memória, especialmente para números, letras, músicas ou um assunto específico. Pode perder a linguagem ou outros marcos sociais, geralmente entre os 15 e 24 meses (regressão).   Grupo 3 - Sintomas relacionados ao comportamento (comportamentos repetitivos e restritos): Balança ou gira o corpo, anda na ponta dos pés por muito tempo ou agita as mãos. Gosta de rotinas, ordem e rituais; tem dificuldade com a mudança ou transição de atividades. Grande interesse por determinados assuntos. Brinca com parte dos brinquedos (por exemplo, gira as rodas de um carrinho). Não parece sentir dor. Pode ser muito sensível a cheiros, sons, luzes, texturas e toque.     Mas você sabe o que é Autismo? O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, uma condição de saúde caracterizada por um desenvolvimento atípico da comunicação e da interação social, além manifestar padrões de comportamento restritivos ou hiperfoco, repetitivos ou estereotipados. Como não há apenas um tipo ou manifestação de autismo, a expressão correta para definir esta condição de saúde é Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sobretudo, é importante frisar que o Autismo não é uma doença, mas uma condição de saúde, que quanto antes diagnosticada, especialmente nas crianças, permitirá uma intervenção adequada e o pleno desenvolvimento humano e social. Apesar de ser corrente a diferença de opinião entre médicos e outros especialistas sobre as causas do autismo, o tratamento e o prognóstico, é certo que concordam com um ponto: o diagnóstico precoce. Por essa razão é tão fundamental que pais e profissionais de saúde estejam informados e atentos à identificação dos sinais do autismo na infância.   Fontes: - Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde (https://bvsms.saude.gov.br/02-4-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-autismo/) - Blog Autismo Legal (https://www.autismolegal.com.br) - Instituto NeuroSaber (https://institutoneurosaber.com.br)

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