O Grupo Austa e todos os seus colaboradores se solidarizam com a enfermeira Giuliani Migliari de Lima, da equipe do Resgate da AUSTAclínicas, cuja filha Beatriz precisa de transplante de medula óssea. Seus pais realizam campanha na rede social para aumentar o número de doadores, pois as chances de encontrar o doador compatível são pequenas. Portanto, quanto mais doadores existirem no Brasil e no mundo, maiores são as chances.
SEJA VOCÊ TAMBÉM DOADOR DE MEDULA!
CONVIDE SEUS FAMILIARES E AMIGOS PARA TAMBÉM SEREM!
O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.
O doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras.
Para 75% dos pacientes, é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).
Quem pode ser doador de medula óssea?
É necessário:
– ter entre 18 e 55 anos de idade;
– estar em bom estado geral de saúde;
– não ter doença infecciosa ou incapacitante;
– não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico;
– algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.
Para ser doador, procure o Hemocentro de São José do Rio Preto, cujos telefones são (17) 3201.5055 ou (17) 3201.5151 e o site www.hemocentroriopreto.com.br
Se você já é doador, atualize seu cadastro junto ao REDOME
É muito importante que você, doador, mantenha os seus dados atualizados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), onde você está cadastrado. Caso haja alguma mudança de informação (endereço, telefone, etc), entre no site do REDOMEN para atualizá-la.
No caso de haver um paciente compatível, será preciso encontrá-lo o mais rápido possível. Daí a importância dos seus dados estarem sempre atualizados.
Lembre-se que você é doador até os 60 anos de idade.
Em caso de mudança de informações preencha o formulário no endereço http://redome.inca.gov.br/doador/como-atualizar-os-dados/ ou entre em contato pelos telefones (21) 2505-5656/ 2505-5639 / 2505-5638.
Fonte: Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME)