Como parte das atividades comemorativas da Semana da Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) realizou, nesta quarta-feira (24 de maio), evento no qual instituições de saúde da região foram convidadas a apresentar suas iniciativas de sucesso envolvendo estes profissionais importantes da Saúde.
Um dos convidados, o Austa Hospital, representado pela enfermeira Fernanda Luciana Callegare, apresentou o Projeto Redinha como exemplo da Humanização da instituição.
Para tornar o ambiente e o atendimento ainda mais humanizados para os bebês prematuros, o Austa Hospital utiliza redinhas para acolher os bebês dentro das incubadoras, em sua UTI Neonatal/Pediátrica.
“A rede simula o ambiente mais próximo possível do conforto encontrado no útero materno, ajuda a fortalecer os bebês e no tratamento dos problemas resultantes do nascimento prematuro”, explicou Fernanda para um auditório lotado por lideranças da enfermagem e gestores de hospitais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, no Centro de Convenções Funfarme/Famerp.
O evento também teve a apresentação do grupo musical As Valkirias e demonstrações de ioga e meditação. A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos de Braga Mattozinho, destacou que a enfermagem é protagonista da assistência em saúde e está à frente do cuidar.
“Precisamos mostrar a nossa importância à sociedade, afinal, estamos presentes em todas as etapas do atendimento, do começo ao fim da vida das pessoas”, ressaltou Fabíola.
Enfermagem Faz Parte da Vida
O mote oficial das comemorações em todo o Brasil é a Enfermagem na Linha de Frente Transformando o Cuidado. O Estado de São Paulo seguirá esse tema, adotando a frase “Enfermagem Faz Parte da Vida”, com atividades e palestras com grandes nomes da área.
A campanha destaca os momentos em que os profissionais de enfermagem participaram da vida das pessoas, durante o nascimento de um filho, por exemplo, durante uma cirurgia, ou em que um familiar querido esteve doente.
“A enfermagem é protagonista da assistência em saúde e está à frente do cuidar. Precisamos mostrar a nossa importância à sociedade, afinal, estamos presentes em todas as etapas do atendimento, do começo ao fim da vida das pessoas”, ressalta Fabíola de Campos Braga Mattozinho.
Haverá simultaneamente o lançamento oficial do selo ‘Amor Pela Enfermagem’, criado especialmente para mostrar o orgulho que os profissionais sentem por seguir a carreira e por poder exercer o nobre ofício de cuidar do outro.