Rio Preto foi sede, na última sexta-feira (27 de outubro), do VIII Simpósio de Segurança do Paciente, promovido pelo Núcleo Rio Preto da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP), reunindo profissionais de hospitais e demais instituições de saúde da região. O tema desta 8ª edição foi “Segurança Materno Infantil”, sobre o qual, sete profissionais de hospitais da região apresentaram suas práticas e experiências de sucesso.
Uma das palestrantes foi a enfermeira Ariane Garcia, do AUSTA hospital, que apresentou o plano de alta na sua Unidade Materno Infantil.
A enfermeira Maristela Maricato, gerente de Assistência do Austa hospital e uma das coordenadoras do Núcleo Rio Preto da REBRAENSP, explica a importância do Simpósio. “Embora os profissionais da Saúde sigam protocolos comuns, o Simpósio proporciona a oportunidade de trocarmos conhecimento, experiências e soluções com o objetivo comum de melhorar o atendimento à população”, afirmou Maristela.
O Simpósio foi aberto com a palestra da enfermeira Aline Clapis, do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo, que falou sobre qualidade e segurança na Pediatria, além de apresentar o PEWS (Pediatric Early Warning Score), um sistema de classificação de risco utilizado para mensurar o agravamento precoce estado clínico da criança. Estudos indicam que alterações de sinais fisiológicos nas crianças precedem em horas a situação de deterioração do estado clínico, portanto a identificação precoce do risco permite às equipes médica e de enfermagem rever e readequar o nível de cuidados e assistência de alta qualidade.
Aline abordou também a importância da utilização das seis metas do protocolo internacional de segurança do paciente, vigentes no Austa hospital, que são: identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
Após sua palestra, ela elogiou o Simpósio: “Atualização é fundamental, principalmente para nós, que lidamos com vidas. Acredito que eventos como este são muito ricos pela troca de conhecimentos e por permitir-nos colocar em prática boa parte do conteúdo apresentado.”
[justified_image_grid ng_gallery=23]