A AUSTAclínicas, uma das maiores operadoras de saúde da região, inaugura oficialmente em Iturama (MG), no dia 26 de agosto, sua unidade de relacionamento com clientes. Vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Belo Horizonte, 1637, no centro da cidade. O telefone é (34) 3415-8900. “Temos um número de clientes muito expressivo em Iturama, esta importante cidade do Triângulo Mineiro e que está muito integrada à região noroeste do Estado de São Paulo. Queremos estreitar ainda mais o vínculo que construímos com a população de Iturama e das cidades vizinhas. Esta unidade é fundamental para aprimorarmos ainda mais o atendimento seguro e humanizado que caracteriza o Grupo AUSTA e suas empresas”, afirma Rafael Chanes, gerente-geral do AUSTA. Com 39 mil habitantes, Iturama se destaca como centro regional do Pontal do Triângulo Mineiro, por oferecer importante estrutura nas áreas de saúde, educação, comércio, hotelaria e serviços para toda a microrregião. Sua economia é baseada na agricultura e no pastoreiro, na plantação de cana-de-açúcar, na produção do álcool e na prestação de serviços. Com a inauguração da unidade, a população de Iturama e da região terá o conforto e a rapidez de ter próximo dela serviços como autorização de exames e atendimento comercial, obter todas as informações sobre os planos de saúde individual, familiar e de empresa oferecidos pela AUSTAclínicas. AUSTAclínicas – uma das maiores operadoras de saúde da região Empresa do Grupo AUSTA, a AUSTAclínicas é uma das maiores operadoras de saúde do noroeste paulista, com mais de 69 mil clientes, 505 médicos credenciados, hospital próprio e outros hospitais credenciados na região, centenas de clínicas e dezenas de laboratórios. Desde sua fundação, a AUSTAclínicas é referência em inovação, ao incorporar serviços e produtos inéditos na região. Foi assim ao lançar o modelo de coparticipação com o plano MEDIDA CERTA e o AUSTA + FÁCIL, com atendimento integrado e próximo que satisfaz anseios das pessoas que decidem ter um plano adequado a seu perfil. Atenta à necessidades da comunidade, a AUSTAclínicas desenvolveu diversificada gama de planos de saúde individuais, familiares e empresariais, além do plano odontológico. O acesso rápido e seguro dos clientes aos serviços médicos credenciados pela operadora é proporcionado, também, pelo Resgate AUSTAclínicas. O serviço conta com equipe especializada – médico, enfermeiro e socorristas (motoristas habilitados à direção defensiva e pronto-socorrismo), ambulâncias de suporte básico e UTI móvel equipada. A AUSTAclínicas disponibiliza a seus clientes e familiares atendimento de urgências e emergências em qualquer parte do país, pelo Sistema Abramge. AUSTAclínicas – Unidade de Iturama Avenida Belo Horizonte, 1637, Centro Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h Telefone: (34) 3415-8900
Neste 15 de agosto é celebrado o Dia da Gestante. O Grupo AUSTA parabeniza todas as futuras mamães, para as quais dedica muito carinho e cuidado para colaborar com a sua saúde e a do bebê. Com as gestantes clientes da operadora AUSTAclínicas, esta relação é ainda mais estreita, durante a gravidez e após o nascimento do bebê, graças a um programa adquirido pelo AUSTA chamado TNH (Tá na Hora). O TNH permite que a AUSTAclínicas envie, via SMS, mensagens com orientações e informações valiosas para que a futura mamãe tenha uma gravidez tranquila e segura e cuide de sua saúde e do bebê da melhor maneira possível. O AUSTA hospital também utiliza este programa como acompanhamento de puérperas e recém-nascidos cujo parto foi realizado na instituição. As mensagens educativas abordam, por exemplo, os exames que devem ser feitos no pré-natal, ações de imunização, alimentação adequada na gestação e hábitos saudáveis, entre outras. "O programa TNH é um importante canal de comunicação que vem se somar ao relacionamento que nós, profissionais do Grupo AUSTA, temos com as gestantes, puérperas e demais clientes atendidos", ressalta Ana Carolina de Castillho, gestora assistencial da USI AUSTA, Unidade de Saúde Integrada. Os profissionais acompanham e monitoram as mensagens que são enviadas, de incentivo ao parto adequado, apoio emocional e com informações sobre parto prematuro, mortalidade materna e neonatal e sintomas de infecção pós-parto. O programa TNH também informa a mãe sobre estados emocionais que ela pode vivenciar, como o Baby Blues (tristeza e melancolia) e a depressão pós-parto para que, ao constatá-los, busque apoio médico e psicológico. As mensagens SMS abordam também a amamentação, puericultura e imunização que os pais devem ter, visando à saúde do bebê. "O programa TNH se mostrou eficaz para prevenir e monitorar situações de risco e/ou agravo de comorbidades envolvendo a gestante, puérpera e o bebê", diz a enfermeira Mayane Casarini Alves, da USI AUSTA, participante do projeto. A AUSTAclínicas também utiliza este programa de mensagens SMS para seus clientes com diabetes e obesos. Assim, cada grupo (gestantes, puérperas, diabéticos e obesos) recebe mensagens específicas com orientações e informações preventivas, sendo possível, inclusive, identificar sinais e sintomas de problemas de saúde. Identificado o sinal ou sintoma, a equipe de enfermagem já envia orientações ao cliente via SMS e entra em contato com ele para esclarecer dúvidas, realizar avaliação mais segura e encaminhamento médico, se necessário.
Para oferecer o melhor atendimento, com qualidade, rapidez e segurança, o Grupo AUSTA realiza constantemente treinamentos e eventos de aprimoramento de seus médicos e demais profissionais da assistência. Na última quinta e sexta-feira (8 e 9 de agosto), com o apoio do Núcleo de Educação Permanente e da Equipe da Emergência, o AUSTA hospital promoveu, para seus médicos e equipe multiprofissionais, treinamento para aprimorar ainda mais o protocolo de atendimento de pacientes que chegam ao Hospital com suspeita de estarem sofrendo um AVC (Acidente Vascular Cerebral). “O treinamento é extremamente importante para que possamos reconhecer rapidamente o AVC e definir o melhor tratamento para o paciente”, afirmou Dra. Marina Mamede Pozo, médica neurologista do AUSTA hospital. “Ser cada vez mais eficaz no atendimento a estes pacientes é fundamental, sobretudo porque o AVC é uma das maiores causas de morbidade no mundo e a segunda maior causa de mortalidade no Brasil, depois do infarto do miocárdio”, ressalta Dra. Marina. Cerca de 70% das pessoas não retorna ao trabalho após um AVC devido às sequelas e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia. Apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, inclusive nas crianças. Vem crescendo cada vez mais entre os jovens, ocorrendo em 10% de pacientes com menos de 55 anos e a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization) prevê que uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC ao longo de sua vida. O QUE É O AVC? Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos: -AVC isquêmico: ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular. Ele é responsável por 85% dos casos de AVC. -AVC hemorrágico: o acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide). Procure imediatamente ajuda médica ao sentir qualquer sintoma.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type="image_grid" images="14365,14366,14367,14368,14369,14370,14371"][/vc_column][/vc_row]
O AUSTA tem muito a comemorar este 11 de agosto, Dia do Estudante. O Grupo faz questão de ter estudantes atuando em suas empresas. “É uma relação extremamente benéfica para ambos. Através de nosso programa de estágio, aos estudantes damos a oportunidade de exercitarem na prática o aprendizado teórico, abrindo-lhes as portas do mercado de trabalho”, destaca Rafael Chanes, gerente geral do AUSTA. “Em contrapartida, para o nosso Grupo, cada estudante contribui com sua juventude, energia, visão e ideias que oxigenam a nossa organização”, completa. Atualmente, o Grupo AUSTA conta com 20 estudantes, atuando nas mais diversas áreas, como administração, nutrição, farmácia, enfermagem e tecnologia da informação. Jovens como Giovana Carvalho da Silva, estudante do 3º ano do Curso de Nutrição da UNIP (Universidade Paulista), que faz estágio no Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital. Ela desempenha atividades importantes, como realizar a triagem nutricional dos pacientes e colaborar com a elaboração de cardápios individualizados para cada um dos pacientes internados. Tudo com a orientação e supervisão do líderes do setor. Para o estudante, o estágio é fundamental para complementar a formação acadêmica e, como ressalta Giovana, “ampliar conhecimento e adquirir experiência que fará toda a diferença quando concluir a faculdade”. O estágio no AUSTA hospital, no entanto, reservou gratas surpresas para a estudante de nutrição, dentre as quais, ela destaca a cultura da humanização. Ela confessa ter se surpreendido com o quanto os colaboradores dedicam carinho e atenção a todos, pacientes, acompanhantes e demais pessoas que passam pelo AUSTA diariamente. “Percebo a humanização muito presente no Hospital pois cada paciente recebe atenção individual, sendo que os colaboradores buscam atender às necessidades específicas de cada um”, diz a futura nutricionista. Ela naturalmente dá como exemplo da humanização a triagem nutricional. “Para elaborar o cardápio, perguntamos ao paciente quais tipos de alimento prefere para que, dentro do possível, possamos atendê-lo”, diz. Outra ação humanizadora destacada pela estudante é a iniciativa dos colaboradores de, caso o paciente faça aniversário durante sua internação, surpreendê-lo com um bolo e cantar parabéns em seu leito. “São ações simples, mas que, somadas a tantas outras adotadas no Hospital, tornam o ambiente mais acolhedor para cada paciente”, finaliza a estudante.