Por Ricy Ayoub – Nutricionista – CRN3 19931
No Brasil, o dia 31 de março marca o Dia da Saúde e Nutrição. Criada pelo Ministério da Saúde, o objetivo da data é chamar a atenção da população para as boas práticas de alimentação e incentivar uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares.
Nesse contexto aproveito o momento ainda de pandemia que estamos vivendo para lembrá-los dos alimentos que possuem características nutricionais favoráveis a saúde do coração.
As oleaginosas (castanha do Pará, castanha do caju, amêndoas, nozes) são fontes de selênio (potente antioxidante) e ácidos graxos ômega 3 (ação anti-inflamatória), interessante lembrar sempre do consumo moderado pois são alimentos calóricos e o consumo em excesso pode ser passível de intoxicação – ideal manter consumo em 1 a 2 unidades de castanhas ou 30g de nuts.
A banana, peixes, laticínios e grão de bico são fontes de triptofano, o triptofano é um aminoácido essencial. Ele é utilizado pelo cérebro junto com a vitamina B3 — a niacina — para ajudar o corpo a produzir a serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade. Sabemos que o stress é prejudicial a saúde do coração e o momento que estamos vivendo é propício para lembrarmos de inserir esses alimentos em nosso dia a dia.
As fibras de uma maneira geral auxiliam na saciedade e na saúde do intestino o que colabora para a manutenção do peso saudável e assim protegendo o coração. Para manter adequado consumo de fibras organize a rotina alimentar contemplando de 2 a 4 porções de frutas e vegetais diariamente e evite alimentos prontos industrializados que são em sua maioria pobres em fibras e ricos em gorduras saturas, sódio e carboidratos simples.
Aproveite essas 3 receitas para fazer bom uso dos alimentos citados e contribuir para a saúde do seu coração, lembrando sempre que o checkup médico de rotina deve ser realizado para garantir a saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares.
MOLHO PESTO
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de manjericão fresco
- 1/2 xícara (chá) de nozes (ou pinoli)
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
- 2 dentes de alho
- 1 1/2 xícara (chá) de azeite
- sal a gosto
Modo de Preparo
Lave e seque bem as folhas de manjericão. Descasque os dentes de alho. No processador de alimentos bata primeiro o azeite com as nozes, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar. Junte as folhas de manjericão e termine de bater para fazer o molho quanto menos você bater as folhas de manjericão, mais verdinho fica o molho. Se preferir, bata o molho no mixer ou liquidificador.
Tempere com o sal a gosto e utilize a seguir. Este molho é perfeito para comer com polenta, macarrão caseiro ou dar um toque no frango grelhado do dia a dia.
OBS: para armazenar o molho pesto, transfira para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.
BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR
Ingredientes:
- 4 Bananas bem maduras
- 4 ovos
- 1/2 Xícara (chá) de azeite ou óleo de girassol
- 1 Xícara (chá) de uvas passas
- 2 Xícaras (chá) de flocos de aveia ou farinha de amaranto
- Canela a gosto
- 2 Colheres (sopa) de fermento em pó
- Manteiga e farinha de aveia para untar
Modo de preparo:
Bata no liquidificador as bananas, os ovos e o azeite ou óleo até obter uma mistura homogênea. Adicione as uvas passas e bata mais um pouco. Em seguida acrescente a aveia, a canela e o fermento e misture.
Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e farinha de aveia e leve ao forno pré-aquecido (180°C) para assar por 35 minutos ou até que o palito saia limpo quando a massa for perfurada.
QUIBE DE SOJA
Ingredientes:
- 1/2 xícara (chá) de trigo para quibe
- 2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 cebola em rodelas
- 1/2 maço de escarola picada
- 1/2 xícara (chá) de castanhas de caju picada
- Azeite para untar
Modo de preparo:
Coloque o trigo numa tigela, cubra com água de deixe de molho por 1 hora. Em outra tigela coloque a proteína de soja, cubra com água morna e deixe por cerca de 5 minutos. Escorra a água do trigo e a da soja e esprema-os com as mãos. Misture-os com a farinha e a hortelã e reserve.
Em uma panela aqueça uma colher (sopa) de azeite e doure o açúcar. Junte a cebola e refogue até ficar dourada. Junte a escarola e as castanhas. Cozinhe até a escarola murchar. Reserve. Espalhe metade da massa em um recipiente refratário quadrado (21cm x 21cm) untado. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Regue com o restante do azeite. Asse em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar.