Nas férias escolares, as crianças e adolescentes da geração digital naturalmente permanecem horas e horas na frente de tablets, smartphones e computadores. E olha que não são poucos. No Brasil, já são 22 milhões dos chamados nativos digitais, nascidos e criados a partir da década 1980, na era dos games e da internet. A rotina para a imensa maioria deles são os olhos pregados na tela do dispositivo digital. Esta inatividade diária resulta em problemas de saúde em breve e que se agravam a médio e longo prazo, na fase adulta, sobretudo. O uso excessivo de aparelhos eletrônicos só treina o intelecto. A agilidade mental passa a não corresponder à corporal. A criança se torna lenta e indisposta, além de ter desenvolvimento ruim de articulações e músculos, alertam os especialistas. “A prática de esportes e brincadeiras desenvolve tanto a parte mental quanto a física da criança e do adolescente”, destaca o pediatra Christian Müller, do Departamento de Comportamento e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria. “A criança só desenvolve a inteligência através do ato motor. A tecnologia traz conhecimento, mas não sabedoria”, ressalta a psicóloga e pedagoga Elizabeth Monteiro, autora do livro “Criando filhos em tempos difíceis” (Summus Editorial). Os especialistas salientam que não se trata de afastar as crianças e adolescentes dos celulares e outros dispositivos, mas dosar o uso, ao mesmo tempo em que os estimulam a fazer outras atividades. Além da prática de esportes e brincadeiras ao ar livre, os jogos de tabuleiro são outra opção bem divertida. Muitas versões de jogos de tabuleiro dos anos 1980 foram “repaginadas”, tornando-se mais atrativas à nova geração. Jogos que, às vezes, as crianças e adolescentes nem conheciam mas que, ao ter contato, se encantam. As férias são ótima oportunidade para os pais ou responsáveis convidarem os jovens para divertirem-se juntos, em torno de um jogo de tabuleiro, num parque ou praticando algum esporte. Que tal resgatar brincadeiras que marcaram suas gerações, como soltar bolinhas de sabão no parque, brincar de “polícia e ladrão”, “esconde-esconde”, “pega-pega” e até carrinho de rolimã? Dicas para a criança se divertir nas férias longe do celular e computador AO AR LIVRE - em geral, as crianças preferem correr, brincar de pique-pega, andar de bicicleta e ficar no parquinho; - as maiores gostam de queimada, futebol, vôlei e outros esportes coletivos; - se tiver um quintal em casa, a dica é reservar um espaço com madeira, farinha, argila, sucatas e tintas para que a criança possa criar brinquedos, ter atividades lúdicas e – por que não? – se sujar; - convide a criança a criar seu brinquedo, como um caminhão ou casa com caixas de papelão ou uma perna de pau. DENTRO DE CASA - jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, blocos de montar, dominó, massinha e pintura em livros de colorir ajudam a desenvolver a coordenação, atenção e visão; - contação de histórias e lendas e trava-línguas ampliam a capacidade de articulação e a facilidade de comunicação; - brincar de casinha, de médico ou de polícia, por exemplo, desenvolve a inteligência e o ato motor por meio da simulação de papéis que as crianças vão desempenhar quando adultas; - mímicas, jogos de adivinhação e a brincadeira do “telefone sem fio” estimulam a parte corporal e a cognição, principalmente a criatividade. Fontes: Jornal O Estado de Minas, site tribunapr, pediatra Christian Müller, do Departamento de Comportamento e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria, e psicóloga e pedagoga Elizabeth Monteiro, autora do livro “Criando filhos em tempos difíceis” (Summus Editorial).
O mundo tão agitado, conectado e repleto de estímulos por todos os lados impõe grande stress às crianças. Assim como os adultos, elas também precisam desacelerar e buscar momentos de tranquilidade e paz. Sem dúvida, um grande desafio. Uma das maneiras de propiciar estes momentos à criança é a meditação. Prática milenar que surgiu na Ásia, a meditação tem por objetivo repousar o corpo e aquietar a mente para alcançar o relaxamento. Parece impossível ver crianças tão conectadas e envoltas em tantos estímulos pararem para meditar. Mas não é. Até porque elas lidam diariamente com graves questões como o bullying, os problemas familiares, o estresse causado pelo excesso de atividades, o uso excessivo de eletrônicos e a cobrança por resultados na escola, entre outras. O resultado são crianças tristes e ansiosas, com problemas de atenção, concentração, foco e comportamento. Os benefícios da meditação A meditação, se praticada regularmente, oferece vários benefícios: - aumenta a autoestima e o controle emocional; - combate o estresse; - alivia a ansiedade; - melhora a qualidade do sono; - reduz a agressividade; - relaxa física e mentalmente; - melhora a concentração e memória; - aumenta o controle emocional; - minimiza os sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); - e ajuda a lidar com sentimentos como frustração, medo e raiva. Como introduzir a meditação à criança No início, o melhor é deixar primeiro que elas o vejam meditar. Se ela conseguir ficar quieta, deixe que fique sentada com você durante a sua meditação. Mas simplesmente ver você diariamente meditar já será um começo. Se ela já for maior, pode sentar na posição de lótus, mas de preferência com a coluna ereta. Se ainda é pequena, pode fazer deitada no chão. Importante explicar a ela prestar atenção na sua própria respiração. Exercitá-la é um dos principais para levar ao estado meditativo, pois contribui para manter o foco e acalmar. A dica é convidar a criança a observar como o seu peito e sua barriga se movimentam durante esse exercício, levando-a a se concentrar no momento presente. Antes da meditação, pode-se colocar uma música mais calma. O importante é que esse momento seja do adulto e da criança e que estejam o mais presente possível. Simples ações podem ser os meios para levar a criança a dar uma pausa e, ainda que não perceba, exercite a meditação. Por volta dos 3 anos já é possível guiá-la por esse caminho com atitudes bem simples. Ler uma história é uma maneira de introduzir a meditação de forma lúdica na infância, pois estimula a concentração e a criatividade da criança. Nada mais reconfortante do que escutar uma história e tentar imaginar que é parte dela, visualizando ser personagem dela. Um passeio no parque para contemplar a natureza, suas cores, sons e perfumes. Isso irá contribuir para a ideia de sentir-se presente no momento, além de liberar endorfina em nosso corpo, aumentando a sensação de felicidade e relaxamento. Fontes: Organização Meditação Brasil, revista Crescer (Editora Globo), site Leiturinha, site eusemfronteiras.com.br
O IMC e HMC trabalha pela primeira vez a campanha em favor da Saúde Mental O Instituto de Moléstias Cardiovasculares e o Hospital do Coração estão lançando esse mês, pelaprimeira vez, a Campanha Janeiro Branco, que alerta para os cuidados com a saúde mental. Assimcomo o Setembro Vermelho, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Janeiro Branco é um mês dedicadoà alertar a sociedade como um todo da importância de prevenir doenças, neste caso, do cérebro.A Campanha Janeiro Branco busca a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos, buscandoestratégias para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos oscampos.Uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres deconteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno dequestões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto,imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e emnossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as própriasnecessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.Segundo uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, Estados Unidos,situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essascélulas fazem parte do sistema imunológico de um indivíduo. Em excesso, porém, podem se acumularnas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos –elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares.De forma resumida, o estresse pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC). Maisdo que preocupante, essa pesquisa aponta porquê as doenças cardiovasculares são a principal causade morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 17,7 milhões de pessoasmorrem por doenças do coração. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doençascardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Durante todo o mês de janeiro, a instituição divulgará em suas redes sociais e site dicas e informaçõessobre o assunto para alertar a população. Além de realizar internamente uma série de ações e eventospara promover a saúde mental do seu colaborador. Baixe a programação no link abaixo: Faça o download do folder da Campanha Janeiro Branco: http://imcriopreto.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Programação-Campanha-Janeiro-Branco.pdf http://imcriopreto.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Folder-Janeiro-Branco2.pdf
O AUSTA iniciou, nesta segunda-feira, 6 de janeiro, a 4ª edição do "FUTURAR Vivência AUSTA", programa em que o Grupo oferece a alunos do 3º, 4º e 5º anos dos cursos de Medicina a oportunidade de, durante duas semanas, de conviverem em algumas unidades do AUSTA hospital, em contato com médicos e equipe multidisciplinar. No dia 20 de janeiro, inicia-se a quinta turma, também no mesmo formato e com duas semanas de duração. Programa inédito na área da Saúde da região, instituído no ano passado, em suas três edições o FUTURAR Vivência AUSTA mostrou ser muito importante para a formação dos futuros médicos e complemento de suas atividades acadêmicas. "Como centro de referência na área da Saúde do Noroeste Paulista, o AUSTA entende ser uma de suas missões compartilhar conhecimento com a sociedade. Uma das formas de exercitar esta missão é promover iniciativas e eventos de educação continuadas voltadas a médicos e estudantes de Medicina", afirma Dr. Mario Jabur Filho, diretor-presidente do Grupo AUSTA. As quatro edições contaram com 50 alunos. As avaliações até agora das partes teórica e prática atingiram 100% de satisfação, informa Gilson Oliveira, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do Grupo AUSTA. “A cada nova turma, percebemos serem maiores a expectativa e motivação dos alunos, pois o programa vem sendo comentado nas faculdades”, diz Gilson. Até o dia 17 de janeiro, os 10 estudantes desta 4ª turma conhecerão melhor o funcionamento e a dinâmica do AUSTA hospital e da operadora de saúde AUSTAclínicas. Através da observação nos setores Centro Cirúrgico, Emergência, UTI's, USI AUSTA e Exames Complementares, trocarão conhecimentos com profissionais experientes do Grupo. A parte teórica do "FUTURAR Vivência AUSTA" envolverá gestão em saúde, governança clínica, ética médica, marketing médico, a relação médico-paciente, aspectos jurídicos da profissão do médico e a vivência dos médicos em seus diversos papeis. O primeiro dia do FUTURAR, com quatro palestras que abordaram as gestões hospitalar e de operadora de saúde, judicialização e marketing, foi suficiente para empolgar os alunos. Leia abaixo as avaliações de alguns deles. "O FUTURAR agrega experiência única já no 5º período do curso de medicina. Conhecer a estrutura de um hospital, não só na parte prática, mas também na sua estrutura administrativa melhora minha perspectiva médica. Como paciente, já vivenciei internação no AUSTA hospital. Naquela época, não imaginava como seriam os bastidores. Hoje posso dizer que aprendi como tudo funciona e quão complexo é administrar essa estrutura. Nesse meu caminho da formação médica, o FUTURAR me dá embasamento não só na relação médico-paciente, mas também da visão médico empreendedor. Estou entusiasmada com a oportunidade de trocar ideias com o corpo clínico de um hospital renomado e ter a vivência com diferentes pacientes e suas histórias." Júlia Sanson, aluna da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata "Minhas expectativas são as melhores, pois vários amigos que participaram só elogiaram o FUTURAR. A oportunidade de vivenciar o dia-a-dia do médico dentro do hospital é única para mim e meus colegas. Agradeço ao Grupo AUSTA por todo o carinho e receptividade."Anna Beatriz, aluna da Unilago (São José do Rio Preto) [vc_row][vc_column][vc_gallery type="image_grid" images="14717,14716,14715,14714,14713,14712"][/vc_column][/vc_row]