Segurança do Trabalho
Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas que devem ser implementadas nos ambientes de trabalho como garantia de qualidade e segurança dos funcionários.
O principal objetivo é manter a integridade física e psicológica da equipe e combater riscos e acidentes laborais
Prevenir acidentes é um excelente investimento.
É muito mais oneroso arcar com indenizações trabalhistas e com o dano de imagem causado pela repercussão de um acidente.
O técnico de segurança no trabalho tem o dever de avaliar riscos para prevenir todos os tipos de acidente.
Além disso, em muitas funções é necessário o uso correto do EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Entre eles estão: avental ou roupa de proteção; luvas; proteção facial, ocular, auricular e respiratória.
Brasil
Segundo o portal Falando de Segurança, anualmente, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados no Brasil.
Os mais comuns, segundo o Ministério da Previdência Social, são: quedas, choque contra objetos, golpes de ferramentas, cortes e fraturas.
Também são considerados acidentes de trabalho:
- doenças ocupacionais: alergias, problemas de coluna, lesão por esforço repetitivo, etc.; e
- doenças emocionais: ansiedade, estresse, depressão.
De acordo com o artigo 19 da Lei 8.213/91, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Acidentes
Para evitar acidentes de trabalho:
- Mantenha os colaboradores conscientes sobre a importância de prevenir acidentes indesejados.
- Divulgue os riscos aos quais eles estão expostos em cada atividade, e quais equipamentos de segurança devem usar.
- Realize inspeções de segurança com regularidade.
- Organize o ambiente de trabalho, itens fora do lugar podem causar acidentes.
Benefícios
Entre os benefícios de investir em segurança do trabalho estão:
- Maior produtividade dos funcionários, por estarem mais seguros;
- Diminuição de faltas e afastamentos;
- Valorização da imagem da empresa, que investe em ambiente seguro;
- Diminuição de gastos com: afastamentos causados por doenças ocupacionais; contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado; reabilitação do trabalhador; e gastos com indenizações e com ações na justiça trabalhista.
CIPA
Também é de fundamental importância, o treinamento e capacitação para membros e designados da CIPA.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem por objetivo atuar na segurança do trabalho, evitando acidentes e doenças ocupacionais.
O treinamento de capacitação deve ser ministrado por um técnico ou engenheiro de segurança do trabalho. Seu objetivo é desenvolver e aprimorar as habilidades dos membros da CIPA, para que possam observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, propondo medidas preventivas para reduzir ou eliminar riscos.
AUSTA ocupacional
É uma empresa especializada na área de consultoria e segurança em medicina do trabalho que contribui com a melhoria das condições de vida e de trabalho dos colaboradores das empresas clientes. Com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais especializados em medicina do trabalho, engenharia de segurança e técnico de segurança do trabalho, o AUSTA ocupacional oferece todo o suporte necessário para o cumprimento rigoroso da legislação de saúde com soluções adaptadas para cada empresa.
http://info.austa.com.br/austa-ocupacional
Confira outras dicas em nosso blog: https://austa.com.br/saude-ocupacional-levante-dessa-cadeira/