Dia 05 de setembro foi lançada a campanha “Setembro Coração 2017” que, com o apoio do Grupo AUSTA, tem o objetivo de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce preciso das doenças cardiovasculares.
Setembro Coração 2017
Nesta segunda edição, o tema é “Coração de Mulher”, já que, no Brasil, a cada 3 minutos e meio, uma mulher morre por doença cardiovascular.
Com o slogan “Dedique um Só Dia para a Vida Toda”, a campanha convida as mulheres para dedicarem 1 dos 365 dias do ano para uma avaliação cardíaca completa.
Setembro é o mês destinado em todo o mundo ao combate das doenças cardíacas e à conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
No dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. Em São José do Rio Preto, a campanha entrou para o calendário da cidade, com uma lei municipal sancionada em 2016.
Idealizada pela cardiologista Mariane Spotti e radiologista Marina Bellini, a campanha conta com o apoio do Grupo AUSTA e dos principais institutos de saúde do coração e hospitais de Rio Preto
Neste ano, o tema Coração de Mulher será trabalhado em diversas frentes, em redes sociais, artigos e entrevistas. Cada um dos participantes ficará responsável sobre um assunto.
O Grupo AUSTA enfocará o tema “A importância da vida saudável para a saúde do coração”.
No dia 16 de setembro, o AUSTA participará da Caravana do Coração, quando médicos cardiologistas, enfermeiros, estudantes e socorristas irão dar orientações à população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças do coração.
A equipe multidisciplinar do AUSTA estará na Praça Dom José Marcondes, no centro de Rio Preto.
No geral, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de mortes no Brasil – cerca de 30% de todas as mortes.
As doenças cardiovasculares causam:
- 2 vezes mais de mortes que de todos os tipos de câncer juntos;
- 2,3 vezes mais que acidentes e violência;
- 3 vezes mais que as doenças respiratórias;
- 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a Aids.