[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Cuidados com a qualidade da alimentação é algo que devemos ter sempre, afinal cresce o mercado de comidas industrializadas, condimentadas, ricas em sódio e açúcar, sem falar no excesso de carboidrato e frituras que ingerimos.
Mas nas férias e datas festivas é ainda mais fácil extrapolar, devido às confraternizações regadas de delícias nem sempre saudáveis.
Com isso, cresce o número de pessoas que desejam investir em uma dieta detox, para eliminar o excesso de toxinas que se acumulam no organismo, causando o inchaço celular e ganho de peso.
Se você está sentindo necessidade de dar um tempo e desintoxicar o organismo, acompanhe as dicas que seguem abaixo. Muitas delas podem ser levadas para a vida.
Desintoxique seu organismo
– Evite alimentos industrializados. Lembre-se que, quanto mais processado o produto, menor sua função nutricional, e isso vale também para as versões light.
– Coma alimentos crus, o ideal é que 50% do prato de uma refeição tenha opções cruas e frescas, que são ricos em fibras e água.
– Substitua o arroz e tudo que leva farinha, pela versão integral, que é rica em fibras, saciam mais rápido e por maior tempo.
– Beba água, no mínimo dois litros por dia. Ela regula a temperatura do corpo através do suor, elimina resíduos pela urina e auxilia as células a transportarem nutrientes.
– Os chás verde e de hibiscos também são opções de bebidas, que podem, inclusive, acompanhar as refeições. O primeiro tem grande quantidade de antioxidantes, como o catequina, que aumenta a função hepática. O segundo potencializa a queima da gordura, pois combina vitamina C, cálcio e antocianina.
– Frutas cítricas como limão, laranja, maracujá, caju e acerola, são ricas em antioxidante, fazendo com que o fígado libere toxinas do organismo.
– Pouco se fala da pera, mas a fruta tem fibra pectina, que reduz o açúcar no sangue e ajuda o seu sistema digestivo a eliminar as toxinas. Já a maçã é fonte de antioxidantes que evitam a formação dos radicais livres, e também contém fitoquímicos como flavonóides, D-glucarate e terpenóides.
– Consuma mais peixe, eles são ricos em ômega-3, vitaminas A, D e E, além de fósforo, magnésio, potássio e selênio.
– Invista nesses legumes e verduras: a couve é rica em substâncias anti-inflamatórias que ajudam no funcionamento dos rins; o agrião tem propriedades diuréticas, vitaminas do complexo B, potássio, zinco, vitaminas E e C; o brócolis é rico em antioxidantes e tem capacidade de estimular as enzimas de desintoxicação no trato digestivo; e a rúcula ajuda a promover a regularidade digestiva, facilitando a absorção de alimentos gordurosos.
– Opte por temperos naturais. O alho estimula o fígado a produzir enzimas de desintoxicação que ajudam a filtrar resíduos tóxicos. A cebola limpa o sistema respiratório. O gengibre tem ação antioxidante e anti-inflamatória e acelera o metabolismo. Já a hortelã auxilia a boa digestão, evitando os enjoos e auxiliando na desintoxicação alimentar.
Estas são apenas algumas sugestões para que você tenha um organismo mais saudável e funcional. Caso sinta a necessidade de um plano alimentar específico para sua desintoxicação, procure a orientação de um médico ou nutricionista.
Fontes: Portal Saúde Sustentável (link – Modo de Vida); Portal Melhor Com Saúde; Portal Tua Saúde; e Portal revista Boa Forma (link – Dieta).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]