A Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas que devem ser implementadas nos ambientes de trabalho como garantia de qualidade e segurança dos funcionários. Todos os ativos do Hub São José do Rio Preto da Hospital Care (Austa Hospital, Austa Medicina Diagnóstica, Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC e a operadora de saúde Austa Clínicas) possuem equipes dedicadas em manter a integridade física e psicológica dos colaboradores e combater riscos e acidentes laborais.
Prevenir acidentes é um excelente investimento. É muito mais oneroso arcar com a substituição de funcionários afastados, indenizações trabalhistas e com o dano de imagem causado pela repercussão de um acidente. Por isso, o técnico de segurança no trabalho tem o dever de avaliar riscos para prevenir todos os tipos de acidente.
Além disso, em muitas funções é necessário o uso correto do EPI (Equipamento de Proteção Individual), principalmente em hospitais em que há o risco de infecções hospitalares. Entre eles estão: avental ou roupa de proteção; luvas; proteção facial, ocular, auricular e respiratória.
Acidentes de trabalho no Brasil
Segundo o portal Falando de Segurança, anualmente, cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados no Brasil. Os mais comuns, segundo o Ministério da Previdência Social, são: quedas, choque contra objetos, golpes de ferramentas, cortes e fraturas.
Também são considerados acidentes de trabalho:
- Doenças ocupacionais: alergias, problemas de coluna, lesão por esforço repetitivo etc.
- Doenças emocionais: ansiedade, estresse e depressão.
De acordo com o artigo 19 da Lei 8.213/91, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Você sabe a diferença entre ANSIEDADE e INFARTO? Clique aqui e saiba mais.
Como evitar acidentes de trabalho?
- Mantenha os colaboradores conscientes sobre a importância de prevenir acidentes indesejados.
- Divulgue os riscos aos quais eles estão expostos em cada atividade, e quais equipamentos de segurança devem usar.
- Realize inspeções de segurança com regularidade.
- Organize o ambiente de trabalho, itens fora do lugar podem causar acidentes.
Quais os benefícios da segurança no trabalho?
Entre os benefícios de investir em segurança do trabalho estão:
Maior produtividade dos funcionários, por estarem mais seguros;
Diminuição de faltas e afastamentos;
Valorização da imagem da empresa, que investe em ambiente seguro;
Diminuição de gastos com: afastamentos causados por doenças ocupacionais; contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado; reabilitação do trabalhador; e gastos com indenizações e com ações na justiça trabalhista.
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Também é de fundamental importância, o treinamento e a capacitação para membros e designados da CIPA. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem por objetivo atuar na segurança do trabalho, evitando acidentes e doenças ocupacionais.
O treinamento de capacitação deve ser ministrado por um técnico ou engenheiro de segurança do trabalho. Seu objetivo é desenvolver e aprimorar as habilidades dos membros da CIPA, para que possam observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, propondo medidas preventivas para reduzir ou eliminar riscos.
Fontes:
Portal Falando de Segurança
Conceito de Acidente de Trabalho (artigo 19 da Lei 8.213/91)