31/03/2021

Saúde e Qualidade de Vida também na pandemia

Cuidar do corpo e da mente e mantê-los em atividade tem sido um desafio enorme nestes tempos de pandemia do coronavírus.

Mesmo com as dificuldades, devemos e podemos buscar formas de estarmos bem. Uma delas, e das mais eficazes – claro! – é a prática de atividade física.

Entenda atividade física de uma maneira bem mais ampla, ou seja, como qualquer movimento corporal que consome energia. Ela pode ser divertida e praticada de várias maneiras como, por exemplo, ir a pé ou de bicicleta ao supermercado, praticar atividades durante o trabalho, tarefas domésticas, assim como esportes e exercícios formais.

Uma equipe para te ajudar!

Todos nós devemos nos empenhar em procurar maneiras de ter saúde e qualidade de vida. Os clientes da AUSTAclínicas contam com uma grande aliada para isso – a Unidade de Saúde Integrada.

A USI AUSTA conta com uma equipe multiprofissional voltada à promoção da saúde e prevenção, em ambiente planejado para que os clientes sejam atendidos por médicos clínicos, pediatras, geriatras, oncologistas e psiquiatras.

A equipe também atende e está sempre à disposição dos clientes através de recursos online (telemedicina).

A pandemia inviabilizou as atividades presenciais, mas não impediu que os profissionais da USI AUSTA pudessem oferecê-las aos clientes, e a toda comunidade, através de aulas disponíveis no canal do youtube.

 

Treino funcional para idosos

 

Treino funcional para adultos

 

Zumba

 

“Devemos cuidar da nossa saúde adaptando nossas rotinas ou mudando hábitos com o ‘novo normal’ que estamos vivenciando. Podemos preservar nossa saúde, mantendo uma rotina saudável de alimentação, sono e atividade física”, ressalta a enfermeira Ana Carolina de Castilho, gestora assistencial da USI AUSTA.

Praticar atividade física resulta em inúmeros benefícios para a saúde. Reduz o risco de doenças cardíacas, pressão arterial alta, diabetes, câncer de mama e do cólon (intestino), infarto, ganho de peso, quedas e depressão, dentro outros.

Além disso, dá uma sensação de bem-estar e prolongar a vida. Vários estudos comprovam que pessoas que se exercitam por 30 minutos, várias vezes por semana, vivem mais do que as sedentárias.

 Veja abaixo algumas maneiras de manter-se ativa(o)

  • Caminhe de um lugar a outro ou use bicicleta;
  • Tenha um trabalho ativo em casa, tal como jardinagem e tarefas domésticas;
  • Brinque com as crianças de esconde-esconde, pega-pega;
  • Faça atividades planejadas, estruturadas, repetitivas e que tenham algum propósito, por exemplo, academia, dançar, nadar, praticar esportes com bola; 
  • Escolha atividades com as quais tenha prazer;
  • Não tema fazer coisas novas; 
  • Experimente ou mude a atividade, caso sinta-se entediada (o);
  • Pratique uma atividade em que toda a família ou amigos possam se divertir juntos;
  • Torne a atividade parte de sua rotina: caminhe um quarteirão (uma quadra) a mais a cada dia ou use a escada ao invés do elevador;
  • Se o trabalho exige que fique sentada(o) por horas, fique em pé, movimente seus braços e pernas, respire profundamente, faça exercícios e alongamentos que o ambiente permita.
  • Se o trabalho é fisicamente ativo e pesado, faça intervalos regulares para movimentar o seu corpo de maneiras diferentes
  • Estabeleça para si metas realistas e de curto prazo a serem atingidas; à medida que avançar, estabeleça novos objetivos

* Orientamos que sejam cumpridos todas as recomendações dos órgãos de saúde para o enfretamento ao coronavírus.

* Mantenha a saúde em dia e procure um atendimento médico caso sintomas de doenças persistirem.

  

Fontes: guia Plano de Melhoria da Saúde, do Ministério da Saúde, e blog da Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde. 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.