[vc_row][vc_column][vc_column_text]A campanha do Ministério da Saúde traz como slogan “No Carnaval, use camisinha e viva essa grande festa!”.
O objetivo é incentivar o uso de preservativos, principalmente entre os jovens. Em todo o Brasil serão distribuídos 74 milhões de camisinhas masculinas e três milhões de femininas.
Segundo o Ministério da Saúde, 260 mil pessoas vivem com HIV, mas não estão em tratamento. Estima-se que cerca de 112 mil brasileiros têm o vírus e não sabem. Um a cada três adolescentes iniciam a vida sexual sem proteção, ou seja, dispensam a camisinha. Nos últimos 10 anos, os casos de HIV/aids em jovens de 15 a 24 anos, cresceram 85%.
Usar camisinha é prevenir-se contra as infecções sexualmente transmissíveis, como a aids, sífilis e hepatites. Além disso a camisinha também evita uma gravidez não planejada.
Os jovens são o foco da campanha, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, essa é a faixa etária que menos usa camisinha.
Camisinha
O hábito de não usar camisinha tem impactado diretamente o aumento de casos de HIV e AIDS entre os jovens. No Brasil, a epidemia avança na faixa etária de 20 a 24 anos, na qual a taxa de detecção subiu de 15,6 casos por 100 mil habitantes, em 2006, para 21,8 casos em 2015. Entre os mais jovens, de 15 a 19 anos, o índice mais que dobrou, passando de 2,8 em 2006 para 5,8 em 2015.
Dentre todas as faixas etárias, a adesão ao tratamento nesse grupo é a mais baixa. Apenas 29,2% dos 44 mil jovens identificados com a doença estão em tratamento. E a doença pode ser evitada de forma simples, basta usar camisinha.
Teste
Além de chamar a atenção para o uso de preservativo, a campanha incentiva a testagem para o HIV. Quem se expõe ao risco de praticar sexo sem camisinha precisa fazer o teste. E em caso positivo deve iniciar o tratamento.
Para celebrar a maior festa do Brasil não se esqueça: “No Carnaval, use camisinha e viva essa grande festa!”.
Confira a campanha do ministério da saúde completa.
Fontes – Ministério da Saúde – Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais; Portal Agência de Notícias da AIDS[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]