O AUSTA apoia a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2017, que traz como tema: “Trabalhar juntos para o bem comum”, e acontece entre os dias 01 e 07 de agosto.
Durante o período, informativos alusivos ao tema serão distribuídos aos colaboradores, e laços dourados, alusivos à Campanha, são espalhados pelo AUSTA hospital, como uma forma de chamar a atenção para o tema.
Aleitamento Materno
O aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida. Nem de água o bebê precisa nesse período.
Mas o leite materno continua sendo muito importante para a dieta do bebê, mesmo quando os alimentos sólidos passam a fazer parte de sua rotina alimentar.
Além do vínculo entre mãe e filho, o aleitamento garante fortalece a imunidade do pequeno.
A Organização Mundial de Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, e sua continuidade até os dois anos da criança, quando ela já ingere outros líquidos e alimentos.
“O leite vai proteger das infecções, problemas neurológicos e também na formação de órgãos vitais, principalmente a audição e visão do bebê”, explica o pediatra da AUSTAclínicas Roberto Santana. Após os seis meses, a amamentação deve continuar até os dois anos de idade, em associação com a alimentação complementar.
“O aleitamento materno é o primeiro vínculo mamãe e bebê. Você vai estar incentivando o vínculo e nutrindo essa criança”, destaca a enfermeira da AUSTAclínicas Fernanda Luciana Calegari.
A mãe também é beneficiada ao fornecer o leito materno para seu bebê. “Amamentar faz com que a mãe volte ao peso rapidamente, reduz o risco de sangramento, estabelece esse contato, e, além de tudo, é uma forma da mãe nutrir o seu filho e se sentir capaz por estar fazendo isso”, completa Fernanda.
Desmame
Depois de a criança completar dois anos de idade, qual o momento certo de suspender o aleitamento materno?
Ainda não existe um consenso a esse respeito. O melhor seria que o desmame ocorresse de forma natural, com a maturidade da criança, que irá demonstrar menos interesse no aleitamento materno.
Quando a mãe decidir que é o momento do desmame, deve explicar para a criança que não tem mais, e seguir firme na decisão, pois se ceder a um ou outro pedido da criança, a deixará confusa e o processo se tornará difícil.
Incentivo
O incentivo ao aleitamento materno é promovido durante todo o ano no Austa.
Através do curso Primeiros Passos, oferecido para gestantes, uma equipe multidisciplinar esclarece sobre a importância dos cuidados gerais ligados a maternidade, e a importância do aleitamento materno.
“A principal orientação é como a mãe deve posicionar o bebê para a amamentação. Então é a cabeça dele no cotovelo dela. O abdômen do bebê bem voltado para o da mãe, o rostinho do bebê bem voltado para a mama, para facilitar a pega. Essa é a chave para uma amamentação bem saudável”, finaliza a enfermeira Roselene Gilioti Passarine, coordenadora do Setor de Pediatria do Austa Hospital.
Programação
Em Rio Preto, o evento é responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano, que recebe doações de leite materno e encaminha aos bebês internados em UTIs neonatais.
Confira a programação:
- 01/08 – 10h – Lila Yoga – Rua. do Seminário, 1982 (próx. ao Banco de Leite) – Workshop Teórico sobre Shantala (massagem indiana em bebês) – Telefone: 3033-1164;
- 01/08 – 12h30 – Anfiteatro Fleury – FAMERP – Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416. – Sessão de cinema: Amamentação à luz da primeira hora – Diretoria de Extensão da FAMERP e no local no dia do evento;
- 02/08 – 18h30 às 20h – Anfiteatro Fleury – FAMERP – Sessão de cinema: Amamentação à Luz da Primeira hora – Diretoria de Extensão da FAMERP e no local no dia do evento;
- 03/08 – 9h às 10h15 – Lila Yoga – Rua do Seminário, 1982 – Aula de Relaxamento e Meditação – 3033-1164;
- 03/08 – 19h30 às 21h – Anfiteatro da Unip – Av. Presidente Juscelino K. de Oliveira, S/N – Mesa redonda:Aleitamento Materno: trabalhar juntos para o bem comum;
- 04/08 – 9h – Yoga Corpo Consciência – R. Antônio de Godoy, 6600, Jardim Universitário (próx. ao Riopreto Shopping) – Roda de conversa: As tomadas de Decisões que promovem o sucesso na Amamentação;
- 05/08 – 9h – Represa Municipal – Lago 2 – Caminhada com Mamaço – Participação das crianças do projeto “Bate Latas”- Concentração no Lago 2, próximo ao Canecão;
- 07/08 – 19h30 – CEPAHN – Centro de Preparo e Atenção à Humanização do Parto – Av. Constituição, 1660, Boa Vista. – Aleitamento no Retorno ao Trabalho – Pelo Whatssap ou pelo Telefone: 996061047; e
- 01 a 07/08/2017 – Contínuo – Entrada Pavilhão Fleury – FAMERP.
Fontes: Site Fundação Abrinq; e Revista Crescer (Link – Bebês).