[vc_row][vc_column][vc_column_text]Se prestarmos a atenção no nosso corpo sentiremos que com o aumento das temperaturas, ele pede alimentação leve, mas que sejam saborosos ao nosso paladar.
Uma opção que deve ganhar espaço no cardápio diário de verão é salada crua, composta de folhas variadas e legumes que podem ser consumidos crus.
Também é importante optar por molhos leves, por isso dê preferência ao azeite, limão, uma pitada de sal e ervas naturais, como o manjericão.
Para que o prato fique completo, coloque uma porção de proteína, podendo ser um filé de frango ou peixe, ou ainda uma carne vermelha magra, sempre grelhados, que é mais saudável.
Uma fatia de torrada integral, ou um mix de castanhas, também são bem-vindos para enriquecer o prato.
Outras dicas de alimentação leve são:
- Hidrata-se. Consuma ao menos 2,5 litros de água diariamente, em porções distribuídas por todo o período. Também invista em sucos naturais, água de coco e chás gelados, evitando adoçar artificialmente;
- Dê preferência aos alimentos crus, grelhados, assados ou cozidos;
- Evite alimentos fritos, empanados, com molhos artificiais ou gordurosos;
- Para a sobremesa opte por picolé de frutas, que são mais refrescantes e saudáveis;
- Entre as refeições ingira porções de frutas, especialmente as da estação;
- Para ter uma pele mais nutrida e preparada para o sol, ingira alimentos que são fontes de carotenoides, vitaminas C e E e selênio, e não esqueça o filtro solar;
- Mamão, acerola, laranja e a maioria das frutas que possuem a pigmentação mais alaranjada ou amarelada, são grandes dicas para a estação, pois, além de opções para desjejum, ajudam a conservar o bronzeado;
- Invista no consumo de melão (rico em vitaminas A e C, e sais minerais como o cálcio, fósforo e potássio); abacaxi (rico em vitamina C, fundamental para a formação de colágeno); morango (rico em vitamina C, que beneficia o sistema imunológico); espinafre (fonte de vitaminas A, B, C e D e de minerais); brócolis (fonte de cálcio, que contribui para a formação da massa óssea, e ácido fólico, para a formação de células sanguíneas).
Na praia
Quem estiver na praia deve redobrar os cuidados com a alimentação, até por conta de possíveis contaminações.
Se for consumir produtos vendidos por ambulantes, observe as condições de higiene e conservação dos produtos.
Uma opção comum nas praias são alimentos ricos em gordura e carboidratos, até por serem fritos, tenha moderação no consumo, pois são prejudiciais à saúde.
Sempre que possível leve alimentos da sua casa, como biscoitos de polvilhos e frutas que possam ser facilmente manipuladas e consumidas.
Na praia as melhores opções são coco verde, que hidrata, refresca e é mais difícil de ser contaminado.
Consulte sempre um médico ou um nutricionista e siga suas orientações.
Fontes: Portal Olá Serra Gaúcha (link – Vida e Estilo); Portal Terra (link – Notícias); Portal Empório Rigolo; Portal ISaúde Bahia (link – Notícias) e Portal Leve e Pronto (link – Blog). [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]