AUSTA hospital conquista a Acreditação ONA de Segurança do Paciente

30/01/2018

AUSTA hospital conquista a Acreditação ONA de Segurança do Paciente

O AUSTA hospital conquistou, no dia 18 de dezembro, a Acreditação ONA, certificação que atesta que a instituição atende aos critérios de segurança dos pacientes e colaboradores em todas as áreas de sua atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. A Acreditação ONA é reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Internacional de Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua – International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de mais de 100 países.

A certificação foi dada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), depois de auditoria realizada no Hospital, na qual constatou-se que o AUSTA atende aos requisitos de segurança do paciente. “A conquista da Acreditação ONA é mais uma importante demonstração para a sociedade, em particular, para nossos pacientes, de que a cultura da segurança e da qualidade está inserida no Grupo e norteia todas as ações de nossos colaboradores, e já há muitos anos”, declarou o diretor-presidente do AUSTA, o médico cardiologista Mário Jabur Filho. Durante todo o período de validade do certificado, o AUSTA hospital continuará sendo avaliado pela Organização Nacional de Acreditação.

Desde meados de 2004, o AUSTA hospital está comprometido com as seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (conheça a seis metas mais abaixo). Desde então, o Hospital integra um movimento que vem evoluindo no Brasil, no qual as instituições de saúde adotam cultura organizacional por meio de planejamento, processos e protocolos, com objetivo de oferecer melhor atendimento e serviços de excelência a todos seus clientes, com total segurança.

Como consequência deste movimento, desde 2013 o AUSTA hospital instituiu o Núcleo de Segurança do Paciente e seu Plano de Segurança, que funcionam de acordo com diretrizes da Anvisa e do Ministério da Saúde. “Estas iniciativas demonstram o quanto nosso Grupo considera imprescindível ter procedimentos, ações e colaboradores com uma cultura que privilegie e garanta qualidade e segurança das pessoas que passam por nossa instituição. A conquista da Acreditação é consequência desta cultura da nossa organização”, declara o diretor-presidente. Esta cultura se converte nos procedimentos e atitudes diários dos colaboradores e no gerenciamento de seus protocolos assistenciais, tudo conduzido com critério e responsabilidade.

12 meses de mobilização e empenho dos colaboradores

Para conquistar a Acreditação ONA, os colaboradores do AUSTA hospital dedicam-se há anos e especificamente, nos últimos 12 meses, a análise e revisão de todos os processos dos indicadores básicos de qualidade e segurança. “O sucesso deste árduo trabalho deve-se ao total envolvimento de nossas lideranças e de todos os nossos profissionais – médicos, assistenciais, administrativos e auxiliares durante todas as etapas”, afirma a enfermeira Maristela Maricato, gerente Assistêncial do AUSTA hospital.

A Sétima Arte inspira a campanha “acreditAUSTÃO”

Para mobilizar as centenas de colaboradores em torno do desafio da Acreditação ONA, o AUSTA hospital valeu-se de muita criatividade e promoveu uma campanha interna inspirada na magia da Sétima Arte, o cinema. Criatividade expressa já no nome da campanha: “acreditAUSTÃO – Qualidade Certificada em Cena”, que ganhou todos os ambientes do Grupo AUSTA com displays, folders, porta-canetas e outras peças bastante coloridas.

A campanha surpreendeu ao estampar mensagens sobre a segurança do paciente em típicos cartazes que anunciam filmes. As mensagens motivacionais tinham sempre relação com enredos de megassucessos como “Esqueceram de Mim”, “007” e “Titanic”, entre outros. Durante meses, o AUSTA ganhou ares de um complexo de salas de cinema. “Para cada um de nossos colaboradores, a Acreditação ONA tem também o gostinho da conquista de um Oscar. Afinal, ele foi o protagonista desta grande ‘obra cinematográfica”, afirma Luciana Rocha, gerente de Marketing do Grupo AUSTA.

Segundo o diretor-presidente do Grupo, os desafios não terminam. O AUSTA hospital busca, desde já, o próximo nível da ONA, o Acreditado Pleno, e, por fim, o nível mais alto, o Acreditado com Excelência. “Estamos convictos de que conquistaremos todos os níveis de Acreditação, pois faz parte da cultura do AUSTA aprimorar continuadamente nossos serviços e protocolos assistenciais, oferecendo atendimento de qualidade aos nossos pacientes”, finaliza Dr. Mário Jabur Filho.

Saiba mais sobre a certificação e a Acreditação ONA

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que coordena um processo de certificação voltado para a qualidade de serviços de saúde, que tem como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de
terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação, bem como programas da saúde e prevenção de riscos operacionais. 

Conheça as seis metas de segurança do paciente, adotadas pelo AUSTA hospital desde 2004

Meta 1 – Identificação correta dos pacientes

Identificar corretamente cada paciente atendido no hospital é o primeiro passo para uma assistência segura.

Meta 2 – Comunicação efetiva entre a equipe

Uma assistência segura depende de uma comunicação eficaz entre os profissionais de saúde e entre setores, garantindo, de forma oportuna, completa e clara, a transmissão de informações que irão favorecer a continuidade do atendimento, de maneira correta e segura.

Meta 3 – Uso de medicamentos com segurança

Envolve o armazenamento, prescrição, dispensação, administração e monitoramento dos efeitos após administração.

Meta 4 – Cirurgia Segura

A Organização Mundial da Saúde estabeleceu diretrizes para promover a segurança durante procedimentos cirúrgicos, definindo etapas e responsabilidades para toda equipe multiprofissional. O objetivo é garantir que o procedimento correto seja feito no paciente correto, no local correto, com todos os recursos necessários disponíveis. Para tanto, há um conjunto de ações realizadas, desde o agendamento cirúrgico até o período pós-operatório.

Meta 5 – Redução do risco de infecções através da lavagem das mãos

A principal atividade para a prevenção e eliminação de infecções é a higiene adequada das mãos.

Meta 6 – Prevenção e redução de danos decorrentes de quedas e redução de lesões por pressão

Cada paciente é avaliado para identificar se apresenta propensão maior a sofrer queda, em função das condições clínicas atuais ou de fatores predisponentes. Risco identificado, os profissionais adotam medidas preventivas e orientam o paciente e acompanhantes. Além disso, o hospital possui ambiente que visa minimizar os riscos, disponibilizando mobiliários adequados e estrutura física planejada.

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31 de outubro

Outubro Rosa no Austa: um mês dedicado à prevenção, acolhimento e histórias de superação

Com o tema “Autocuidado que transforma: Prevenir é um Ato de Força”, o Austa Hospital realizou uma série de ações voltadas à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e à valorização do autocuidado como parte essencial da saúde da mulher. Durante o mês, a instituição promoveu atividades que integraram informação, acolhimento e bem-estar, reforçando seu compromisso com o cuidado integral e humanizado. Manhã especial com música, beleza e acolhimento na Oncologia Um dos momentos mais marcantes da campanha foi um dia especial preparado para as pacientes da Oncologia, com café da manhã, música ao vivo com voluntários e momentos de beleza e autocuidado. As pacientes participaram de sessões de maquiagem e cuidados estéticos, vivenciando uma experiência leve e afetiva em meio ao tratamento. A ação reforçou o compromisso do Austa Hospital com a humanização do cuidado, proporcionando um ambiente de acolhimento e bem-estar. Mais do que uma atividade simbólica, a iniciativa representou o carinho e o respeito com que o hospital acolhe cada paciente, valorizando não apenas o tratamento clínico, mas também a autoestima e a qualidade de vida. Palestra aborda prevenção e aumento de casos oncológicos em mulheres jovens A programação também contou com a palestra “Saúde da mulher: o aumento da incidência de casos oncológicos em pessoas jovens”, promovida pela equipe de Oncologia e conduzida pela oncologista Dra. Bárbara Cristina Beneton Pinto. O encontro teve a abertura do diretor executivo do Grupo Austa, Rafael Chanes, e o diretor médico do Austa Hospital e Dr. Ronaldo Gonçalves, que destacaram a importância de o hospital se envolver ativamente em campanhas de conscientização e prevenção. Ambos ressaltaram que ações como o Outubro Rosa fortalecem o vínculo entre profissionais, pacientes e comunidade, consolidando a missão do Austa de cuidar com excelência e empatia. Durante a palestra, a Dra. Bárbara apresentou dados sobre o aumento de diagnósticos de câncer de mama em mulheres jovens e destacou os principais fatores de risco associados ao estilo de vida, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool. Ela ressaltou que, embora o número de casos venha crescendo, a maioria não está relacionada à predisposição genética, mas sim a hábitos que podem ser modificados. A médica também reforçou a importância do diagnóstico precoce, lembrando que quanto mais cedo o câncer é detectado, maiores são as chances de cura. “Hoje sabemos que o estilo de vida tem grande influência. Pequenas mudanças na rotina, como adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, manter o peso adequado e realizar os exames de rotina, fazem diferença significativa na prevenção de doenças e na promoção da saúde”, explicou. A programação contou ainda com uma paletra com a psicóloga Renata Alves, além de uma roda de conversa com pacientes do Austa que puderam compartilhar suas histórias de superação em relação à doença, reforçando o impacto do autocuidado e do apoio emocional durante o tratamento. Conscientização e compromisso com a saúde da mulher Com a campanha “Autocuidado que transforma: Prevenir é um Ato de Força”, o Austa Hospital reforça seu compromisso com a conscientização, a prevenção e o cuidado integral com a saúde da mulher. As ações realizadas ao longo do Outubro Rosa refletem a missão do hospital em promover saúde por meio da informação, da empatia e da humanização, fortalecendo o propósito de cuidar das pessoas de forma completa e transformadora.

21 de outubro

Quem Cuida Celebra: Festa das Secretárias Austa Clínicas 2025

Para celebrar o Dia da Secretária, a Austa Clínicas promoveu o evento “Quem Cuida Celebra: Festa das Secretárias 2025”, uma noite especial em homenagem a essas profissionais que são parte essencial do dia a dia das unidades e do relacionamento com os pacientes. Realizada na quinta-feira, 16 de outubro, a festa reuniu cerca de 250 secretárias no Restaurante Coxits, em um clima de alegria, descontração e reconhecimento. Durante o evento, as convidadas puderam desfrutar de um rodízio completo, com diversas opções de comidas, fast food, bebidas e sobremesas à vontade. A noite também contou com show ao vivo, com repertório que passou pelo sertanejo, MPB e pop, além de uma máquina de fotos 360º, garantindo diversão e momentos inesquecíveis. Segundo Leandro Hernandes, gerente de Credenciamento da Austa Clínicas, o evento foi uma forma de expressar gratidão e reconhecimento a essas profissionais que desempenham papel fundamental na relação entre pacientes, médicos e a instituição. “As secretárias são peças-chave na experiência que oferecemos aos nossos pacientes e parceiros. A dedicação, o cuidado e a eficiência com que realizam seu trabalho refletem diretamente na qualidade do atendimento que prestamos todos os dias. Esta festa é uma forma de agradecer e celebrar essa parceria tão importante para a Austa Clínicas.” Mais do que uma comemoração, o “Quem Cuida Celebra: Festa das Secretárias 2025” foi uma demonstração de valorização, respeito e gratidão a todas as secretárias que contribuem diariamente para o sucesso e a qualidade do atendimento da Austa Clínicas. Links para os vídeos na Plataforma 360º: https://gallery.phtbth-upload.com/pt/public/13e8fae1-2a19-4305-bd25-582efefcbbcd?uid=8bd3f8e3881b6b430a85c4a10245ba6e Link das fotos: https://drive.google.com/drive/folders/15-vIDNSAC8ukZG_Ie9C1xekvzRhc4tID?usp=sharing

20 de outubro

Eficiência, qualidade e segurança em pauta no 1º Simpósio de Centro Cirúrgico da FAMERP

Aconteceu em São José do Rio Preto o 1º Simpósio em Centro Cirúrgico da FAMERP, reunindo profissionais de diferentes instituições para discutir um tema cada vez mais relevante: “Bloco Cirúrgico: como sincronizar eficiência, qualidade e segurança”. Entre os destaques da programação, a mesa redonda abordou estratégias para melhorar a integração entre o Centro Cirúrgico (CC) e a Central de Materiais e Esterilização (CME), utilizando ferramentas Lean como aliadas da eficiência operacional. Representando o grupo Austa, Vanessa Valadares, gerente do centro cirúrgico, participou da discussão ao lado de profissionais como Edna Laforga, Kamila F. e Profª Ângela Calil, em um espaço voltado à troca de experiências práticas. Além dos debates técnicos, o evento também valorizou os profissionais que vêm se destacando em suas instituições. Em mais de 90% dos casos, os premiados foram formados por nossas equipes, um dado que reforça o compromisso do grupo Austa com o desenvolvimento de pessoas e com a excelência no atendimento. A participação no simpósio contou ainda com o apoio do Dr. Ronaldo Gonçalves e das coordenadoras Luana e Rosana, que incentivaram a presença ativa dos nossos profissionais e seguem promovendo iniciativas que fortalecem o cuidado em saúde. Seguimos firmes em nossa missão de formar, apoiar e valorizar quem cuida. Sempre com foco na qualidade, segurança e no melhor resultado para o paciente.

26 de setembro

Sipat 2025 do Austa destaca o autocuidado de profissionais

Cuidar de pessoas em todas as fases da vida é a missão diária de quem atua na saúde. Muitas vezes, porém, quem dedica o dia a dia ao próximo esquece de olhar para si. Com esse ponto de partida, o Grupo Austa realizou a Sipat 2025, de 22 a 26 de setembro, em suas unidades Austa Hospital, Austa Clínicas, Austa Medicina Diagnóstica e IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares.Com o tema Quem cuida de si cuida melhor dos outros, a programação envolveu mais de 1.200 colaboradores e ampliou o debate para além da prevenção de acidentes do trabalho, contemplando também bem-estar físico, mental e emocional. Engajamento e propósito Para o diretor executivo do Grupo Austa, Rafael Chanes, a resposta foi exemplar: “Todos os eventos tiveram grande adesão, o que mostra que acertamos na escolha do tema central desta edição da Sipat. É gratificante ver nossos profissionais do Sesmt e das CIPAs conduzindo uma iniciativa que realmente fez sentido para os colaboradores”. Conteúdo que inspira e orienta A semana reuniu palestras e vivências com especialistas convidados, entre eles: Roberto Tostes (escritor e especialista em comportamento humano): “É agora! A mudança começa neste instante”. Valquíria Amorim (psicóloga): “Cuidando de quem cuida”. Rose Ray (coach): “Gestão de emoções”. Antônio Agostinho (professor): “Comunicação interpessoal no ambiente de trabalho”. Janaísa Debiagi (terapeuta, Senac): “Autocuidado”. Profissionais do próprio Grupo Austa também compartilharam conhecimento com os colegas: Renata Alves (psicóloga): importância da saúde mental. Marcelo Villaça (cardiologista): impacto do autocuidado para a saúde. Ricy Ayoub (nutricionista): “Como estou cuidando de mim?”. Além das palestras, houve oficinas e práticas voltadas ao equilíbrio entre corpo e mente, como workshops de maquiagem, aromaterapia e sessões de ioga. Vozes da Semana A mensagem central esteve presente em todos os momentos. Em suas palestras, Roberto Tostes reforçou: “É preciso se amar, olhar para dentro de si e tomar decisões que tornem a vida melhor. Isso impacta nos relacionamentos, na carreira e na saúde, refletindo diretamente no ambiente de trabalho e no cuidado com os pacientes” . Para Aldeci Rodrigues, engenheiro de segurança e coordenador do Sesmt, o aprendizado foi concreto: “Trouxemos temas inovadores, com foco nas questões psicossociais que afetam os profissionais de saúde, levando-os a refletirem sobre si e sobre sua convivência no trabalho”. Já Stefan Lopes dos Reis, presidente da CIPA do IMC, destacou o efeito multiplicador: “Estando bem física e mentalmente, nossos profissionais cuidarão melhor dos clientes e de todas as pessoas que passam por nossas instituições”.Os relatos dos participantes evidenciam o impacto imediato. Adriana Cardoso, biomédica da Medicina Nuclear do IMC, comentou: “Precisamos estar bem mentalmente e fisicamente. Vou levar muitas lições positivas desta semana para o meu trabalho e para a vida pessoal”. Para Tarcísio Simões, enfermeiro e coordenador da Emergência do Austa Hospital, a Sipat ampliou perspectivas: “Ao cuidarmos da gente, conseguimos ter mais empatia, energia e generosidade para cuidar dos outros e contribuir com colegas e pacientes”.A psicóloga Valquíria Amorim reforçou orientações práticas que repercutiram entre os colaboradores: sono adequado, alimentação equilibrada, tempo de qualidade com família e amigos, cultivo de hobbies e atividade física regular. Bianca Candea, líder da agência transfusional do Austa Hospital, resumiu a percepção do grupo: “É a primeira vez que participo da Sipat e fiquei surpresa com os temas. São indispensáveis, pois precisamos cuidar de nós para oferecer o melhor a quem precisa de nós”. Um compromisso que continua A Sipat 2025 do Grupo Austa reforçou um princípio essencial: o cuidado começa dentro de casa, com cada profissional. Valorizar o autocuidado fortalece quem dedica a vida a cuidar da saúde e do bem-estar da comunidade. O aprendizado desta semana permanece como guia para práticas mais saudáveis, relações de trabalho mais humanas e um atendimento cada vez melhor.

17 de setembro

Dia Mundial da Segurança do Paciente: um compromisso diário do Austa

Hoje, 17 de setembro, celebramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância de práticas seguras em todas as etapas do cuidado. Mais do que uma data no calendário, trata-se de um alerta global: garantir que pacientes e acompanhantes estejam em um ambiente protegido, acolhedor e comprometido com a qualidade é responsabilidade de todos os profissionais de saúde. No Grupo Austa, esse compromisso é parte da nossa essência. Nosso hospital é acreditado com excelência pela ONA – Nível 3, certificação que atesta padrões rigorosos de qualidade e segurança. Isso significa que todas as nossas rotinas, fluxos e atendimentos estão alinhados às Metas Internacionais de Segurança do Paciente, reconhecidas mundialmente. Entre essas metas, destacam-se a identificação correta dos pacientes, a comunicação eficaz entre equipes, a administração segura de medicamentos, a prevenção de quedas e infecções, além do cuidado cirúrgico seguro. São práticas que salvam vidas, evitam riscos e aumentam a confiança de quem nos procura. Realizamos de forma contínua ações educativas com pacientes e acompanhantes, fortalecendo o papel de cada um na construção de um cuidado mais seguro. A segurança do paciente é uma responsabilidade permanente e compartilhada entre médicos, equipes multiprofissionais, gestores e também a comunidade. Celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente é reafirmar que, no Grupo Austa, o cuidado vai além do atendimento médico. É um compromisso diário com a vida, sustentado pela qualidade, pela ética e pela excelência que nos guiam.

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