A busca pela cura do câncer continua sendo o foco de muitos pesquisadores.
Vários estudos, em todo o mundo, procuram terapias e drogas capazes de combater o câncer de forma efetiva.
“O câncer é um mal genético. Embora existam muitos tipos câncer, todos começam devido ao crescimento anormal de células de um determinado tecido. Se inicia com uma mutação genética, e isso gera uma perda do equilíbrio naquele meio, e as células começam a crescer fora de controle, de uma maneira autônoma e independente. E isso pode resultar na invasão da corrente sanguínea, linfática e, futuramente, na metastização. O tratamento é individualizado dependendo do diagnóstico. Por isso são diferentes entre si”, pontua a oncologista do Austa, Carla Maria de Oliveira Ferreira Martins.
“O câncer é algo que angustia muito a todos. As reações relacionadas ao câncer são geralmente negativas, porque ele é tido como uma doença destrutiva que está relacionada à morte”, completa a psicóloga do Austa, Gabriela Cartapatti da Silva.
Previna o Câncer
“A prevenção do câncer pode ser primária ou secundária. A primária está vinculada ao impedimento do câncer se desenvolver, aparecer. Isso envolve a adoção de um modo de vida saudável, evitando a exposição a substâncias que facilitam o câncer. A secundária está vinculada a sua detecção, ao tratamento de cânceres iniciais, e até assintomáticos. Para isso, nossa população tem que ser bastante informada em relação aos comportamentos de risco, sinais de alerta, frequência de avaliação. O que não conseguimos mudar são os fatores genéticos, independente do tratamento que você fizer. Mas muitos outros fatores são possíveis de prevenir”, esclarece o ginecologista e obstetra do Austa, Leandro Freitas Colturato.
Enquanto não existe uma cura definitiva para os vários tipos de cânceres, o melhor é prevenir.
- Não fume – para prevenir, principalmente câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
- Alimentação saudável – deve ser variada, equilibrada e saborosa. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores.
- Mantenha o peso adequado – estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer.
- Pratique atividades físicas – movimente-se. Caminhe, dance, troque o elevador pelas escadas, enfim, mantenha-se ativo.
- Amamente – a amamentação protege as mães contra o câncer de mama.
- Faça exames preventivos – mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos.
- Evite bebidas alcoólicas – em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer.
- Cuidado com o sol – evite a exposição ao sol entre 10 e 16 horas. Use protetor solar. Sempre use proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
- Vacina – meninas entre 09 e 13 anos devem ser vacinadas contra o HPV, que auxilia na prevenção do câncer do colo do útero.
Fontes – Portal Inca (menu – Prevenção e Fatores de Risco).