[vc_row][vc_column][vc_column_text]Para aguentar os dias de folia é preciso preparo físico e manter uma alimentação saudável.
Lembrando sempre que o mais prejudicial são os excesso.
Acompanhe as dicas abaixo e tenha um Carnaval de muita folia e com a saúde em dia.
- Folião têm gasto energético alto. Ingira carboidratos integrais como cereais, grãos e massas, que saciam rapidamente e dão energia.
- Se for se alimentar na rua, cuidado com intoxicações. Fique atento quanto à higiene do local. Deixe de lado os alimentos gordurosos, que prejudicam a digestão, bem como as opções ricas em sódio, por reterem líquidos e aumentarem a pressão arterial. Não estrague a folia.
- Água de coco, limonada, laranjada e chá verde, ajudam a desintoxicar o organismo. Couve, brócolis, couve-flor e repolho auxiliam na desintoxicação do fígado.
- Entre uma folia e outra tenha boas horas de sono, para que o corpo se reequilibre.
- Não se esqueça de beber água, para evitar quadros de desidratação durante a folia.
- Sucos naturais e isotônicos também são boas opções para se hidratar na folia carnavalesca, mas água é fundamental.
- Energéticos reduzem a sensação de cansaço, mas devem ser consumidos com moderação, devido ao elevado nível de cafeína, que quando consumida abundantemente pode levar a crises epilépticas. E nunca misture energético com bebidas alcoólicas.
- Vai consumir bebidas alcoólicas na folia? Intercale com refrigerante, sucos e água, na proporção de dois copos para um.
- Exagerou na bebida? Coma um ovo cozido para combater os sintomas da ressaca. Ele contém glutationa, capaz de auxiliar o organismo a reverter o processo de intoxicação, provocado pela ingestão de álcool.
- A ressaca se dá, basicamente, por desidratação, queda da glicose e intoxicação pelo álcool. Como a frutose acelera o processamento do álcool pelo corpo, uma dica é ingerir frutas, algumas opções são melancia (alta concentração de água), manga, mamão, pêssego, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão, ricos em potássio e vitamina C.
- Durante a folia, use roupas e sapatos confortáveis. Os tênis são ótima opção, não machucam e protegem os pés.
- Se a folia acontecer em espaço aberto, cuidado com o sol, abuse dos protetores solares, chapéus e bonés.
Fontes – Portal IG (link – Saúde); Portal Diabetes & Você; e Portal G1 (Sergipe) [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]