Grupo Austa incentiva valorização Profissional e Pessoal - Blog Austa

02/05/2016

Grupo Austa incentiva valorização Profissional e Pessoal

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O desafio dos hospitais e empresas do setor de Saúde é oferecer atendimento cada vez mais humanizado aos pacientes, acompanhantes e todas as pessoas que frequentam as instituições. O Grupo Austa, de São José do Rio Preto, no interior paulista, manteve o foco neste objetivo, porém, decidiu que, para aprimorar cada vez mais o atendimento e serviços, é fundamental, antes de tudo, que seus funcionários estejam em harmonia consigo mesmo. Para isso, o Grupo promoveu o Programa Sensações – Vivências, no qual proporcionou aos 900 funcionários do Austa Hospital e do plano de saúde Austaclínicas a oportunidade de terem uma vivência de autoconhecimento.

Divididos em grupos, os funcionários das áreas administrativa, assistencial e comercial participaram, durante 20 dias, de 28 vivências de duas horas cada, nas quais foram convidados a refletirem sobre suas vidas, seus valores, pontos fortes, limitações e como estas características refletem em seus relacionamentos e no atendimento aos clientes do Grupo.

A Gerente de Recursos Humanos do Grupo Austa, Maria Júlia Ferrari, explica que o Programa Sensações é o ponto de partida de uma série de treinamentos que acontecerão ao longo dos próximos meses para proporcionar aos 900 funcionários conhecimento e experiências para que colaborem na perpetuação do atendimento seguro e humanizado. “O Grupo Austa pretende que seus profissionais estejam em paz consigo mesmos para oferecer o melhor ao próximo, sobretudo, no ambiente hospitalar, onde pacientes e acompanhantes estão tão fragilizados”, afirma Maria Júlia. 

O Programa Sensações foi desenvolvido em conjunto com o SENAC – Serviço Nacional do Comérciopara atender aos objetivos do Austa, de acordo as especificidades do Grupo e perfil de seus funcionários. Maristela Porto, uma das ministradoras do Senac, avalia que o Programa teve êxito. “O dia a dia é intenso. As pessoas precisam de tempo para si mesmas. Acreditamos que o Austa alcançou o objetivo de permitir aos 900 profissionais refletirem sobre suas vidas, seu bem estar, valores e atitudes. Isso resultará na capacidade de construir melhores relacionamentos atender os clientes com mais atenção e carinho”, declarou.

Avaliação compartilhada pela Gerente de RH do Grupo Austa. “Antes mesmo de as 28 vivências terminarem, já recebemos respostas bastante positivas de vários funcionários. O Programa Sensações atua sobre o comportamento do profissional, hoje tão importante quanto o conhecimento profissional-acadêmico para que ele tenha sucesso na carreira”, conclui Maria Júlia.

A enfermeira do laboratório do Austa Hospital Michelle de Paula Custódio Gianotto, 32 anos, foi dos muitos profissionais que buscou por em prática os ensinamentos do Sensações, como reservar ao menos 10 minutos do dia para pensar em si mesmo e prestar atenção nos mínimos detalhes como, por exemplo, a respiração. “Estou sempre procurando respirar fundo, procurando ver o lado positivo das coisas, fazer o nosso melhor. Sobretudo na área da Saúde, se não agirmos assim, não temos como oferecer atendimento da maneira como o cliente deseja”, disse Michelle.

A vivência
Durante duas horas, cada grupo foi convidado à reflexão e explorarseus sentidos. Ambiente e muitos detalhes colaboraram para criar a atmosfera ideal à vivência. À chegada, os funcionários foram convidados a retirar os sapatos e ter contato com o chão. Percebem logo aromas diferentes, agradáveis, leram frases motivadoras, aprenderam a prestar atenção na respiração e nos batimentos do coração.“A proposta foi criar um ambiente de introspecção, só para eles, ao mesmo tempo em que desfrutam e compartilham a experiência de autoconhecimento. Eles puderam resgatar a infância, raízes, família, enfim, a força vital. Se cada pessoa cuidar bem de si, é bem provável que ela cuidará melhor dos outros, dedicará mais atenção e carinho aos outros”, declara Ingrid Campos Truzzi, docente do Senac que conduziu também as vivências. 

Naturalmente, as emoções afloraram durante o evento. Choros, risos, gargalhadas e abraçospermearam as duas horas de cada uma das 28 vivências.  Ao final de um dos encontros, sorriso estampado no rosto, o enfermeiro Marcelo Ferreira da Silva, 43 anos, confessava: “Percebi na vivência que algo que temos de bom às vezes adormece e precisamos estar atentos para despertá-lo e dividi-lo com os outros. Procuro sempre fazer o melhor pelos pacientes, mas senti na vivência que tinha sentimentos e valores adormecidos que foram despertados.”

Para a enfermeira Maria Cristina Barros Serra, 51 anos, o Austa Hospital proporcionou-lhes momentos para vivenciar compaixão. “O paciente precisa receber amor. Estou feliz por participar do Programa Sensações, que nos convida a pensar um pouco em nós. Precisamos estar bem conosco mesmos para estar melhor, receptivo, alegre e podermos mudar todos os dias para oferecer o melhor”, disse Maria Cristina.

Ainda sob o impacto da vivência, emocionada, Estela Maris Ceron Franco, 40 anos, coordenadora de secretárias, afirmou: “Que experiência prazerosa! Temos que parar alguns minutos para respirar, refletir, perceber o que ocorre ao nosso redor, com nossos colegas para ter discernimento de como ajudá-los. Isso irá se refletir no atendimento.”

Ao lado de Maria Cristina e Estela, a Gerente Maria Júlia comemorava: “Nós, do Recursos Humanos, que nos empenhamos tanto neste Programa, estamos muito felizes por constatar que, como Maria Cristina e Estela, todos entenderam a mensagem. Acreditamos ser este o caminho para oferecermos um atendimento humanizado.”

Confira a matéria na integra.

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26 de setembro

Sipat 2025 do Austa destaca o autocuidado de profissionais

Cuidar de pessoas em todas as fases da vida é a missão diária de quem atua na saúde. Muitas vezes, porém, quem dedica o dia a dia ao próximo esquece de olhar para si. Com esse ponto de partida, o Grupo Austa realizou a Sipat 2025, de 22 a 26 de setembro, em suas unidades Austa Hospital, Austa Clínicas, Austa Medicina Diagnóstica e IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares.Com o tema Quem cuida de si cuida melhor dos outros, a programação envolveu mais de 1.200 colaboradores e ampliou o debate para além da prevenção de acidentes do trabalho, contemplando também bem-estar físico, mental e emocional. Engajamento e propósito Para o diretor executivo do Grupo Austa, Rafael Chanes, a resposta foi exemplar: “Todos os eventos tiveram grande adesão, o que mostra que acertamos na escolha do tema central desta edição da Sipat. É gratificante ver nossos profissionais do Sesmt e das CIPAs conduzindo uma iniciativa que realmente fez sentido para os colaboradores”. Conteúdo que inspira e orienta A semana reuniu palestras e vivências com especialistas convidados, entre eles: Roberto Tostes (escritor e especialista em comportamento humano): “É agora! A mudança começa neste instante”. Valquíria Amorim (psicóloga): “Cuidando de quem cuida”. Rose Ray (coach): “Gestão de emoções”. Antônio Agostinho (professor): “Comunicação interpessoal no ambiente de trabalho”. Janaísa Debiagi (terapeuta, Senac): “Autocuidado”. Profissionais do próprio Grupo Austa também compartilharam conhecimento com os colegas: Renata Alves (psicóloga): importância da saúde mental. Marcelo Villaça (cardiologista): impacto do autocuidado para a saúde. Ricy Ayoub (nutricionista): “Como estou cuidando de mim?”. Além das palestras, houve oficinas e práticas voltadas ao equilíbrio entre corpo e mente, como workshops de maquiagem, aromaterapia e sessões de ioga. Vozes da Semana A mensagem central esteve presente em todos os momentos. Em suas palestras, Roberto Tostes reforçou: “É preciso se amar, olhar para dentro de si e tomar decisões que tornem a vida melhor. Isso impacta nos relacionamentos, na carreira e na saúde, refletindo diretamente no ambiente de trabalho e no cuidado com os pacientes” . Para Aldeci Rodrigues, engenheiro de segurança e coordenador do Sesmt, o aprendizado foi concreto: “Trouxemos temas inovadores, com foco nas questões psicossociais que afetam os profissionais de saúde, levando-os a refletirem sobre si e sobre sua convivência no trabalho”. Já Stefan Lopes dos Reis, presidente da CIPA do IMC, destacou o efeito multiplicador: “Estando bem física e mentalmente, nossos profissionais cuidarão melhor dos clientes e de todas as pessoas que passam por nossas instituições”.Os relatos dos participantes evidenciam o impacto imediato. Adriana Cardoso, biomédica da Medicina Nuclear do IMC, comentou: “Precisamos estar bem mentalmente e fisicamente. Vou levar muitas lições positivas desta semana para o meu trabalho e para a vida pessoal”. Para Tarcísio Simões, enfermeiro e coordenador da Emergência do Austa Hospital, a Sipat ampliou perspectivas: “Ao cuidarmos da gente, conseguimos ter mais empatia, energia e generosidade para cuidar dos outros e contribuir com colegas e pacientes”.A psicóloga Valquíria Amorim reforçou orientações práticas que repercutiram entre os colaboradores: sono adequado, alimentação equilibrada, tempo de qualidade com família e amigos, cultivo de hobbies e atividade física regular. Bianca Candea, líder da agência transfusional do Austa Hospital, resumiu a percepção do grupo: “É a primeira vez que participo da Sipat e fiquei surpresa com os temas. São indispensáveis, pois precisamos cuidar de nós para oferecer o melhor a quem precisa de nós”. Um compromisso que continua A Sipat 2025 do Grupo Austa reforçou um princípio essencial: o cuidado começa dentro de casa, com cada profissional. Valorizar o autocuidado fortalece quem dedica a vida a cuidar da saúde e do bem-estar da comunidade. O aprendizado desta semana permanece como guia para práticas mais saudáveis, relações de trabalho mais humanas e um atendimento cada vez melhor.

17 de setembro

Dia Mundial da Segurança do Paciente: um compromisso diário do Austa

Hoje, 17 de setembro, celebramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância de práticas seguras em todas as etapas do cuidado. Mais do que uma data no calendário, trata-se de um alerta global: garantir que pacientes e acompanhantes estejam em um ambiente protegido, acolhedor e comprometido com a qualidade é responsabilidade de todos os profissionais de saúde. No Grupo Austa, esse compromisso é parte da nossa essência. Nosso hospital é acreditado com excelência pela ONA – Nível 3, certificação que atesta padrões rigorosos de qualidade e segurança. Isso significa que todas as nossas rotinas, fluxos e atendimentos estão alinhados às Metas Internacionais de Segurança do Paciente, reconhecidas mundialmente. Entre essas metas, destacam-se a identificação correta dos pacientes, a comunicação eficaz entre equipes, a administração segura de medicamentos, a prevenção de quedas e infecções, além do cuidado cirúrgico seguro. São práticas que salvam vidas, evitam riscos e aumentam a confiança de quem nos procura. Realizamos de forma contínua ações educativas com pacientes e acompanhantes, fortalecendo o papel de cada um na construção de um cuidado mais seguro. A segurança do paciente é uma responsabilidade permanente e compartilhada entre médicos, equipes multiprofissionais, gestores e também a comunidade. Celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente é reafirmar que, no Grupo Austa, o cuidado vai além do atendimento médico. É um compromisso diário com a vida, sustentado pela qualidade, pela ética e pela excelência que nos guiam.

04 de setembro

Austa Clínicas participa da Academia Acirp e celebra 18 anos de parceria

Na noite de 3 de setembro, a Austa Clínicas marcou presença em mais uma edição da Academia Acirp – Capacitação, evento voltado ao desenvolvimento dos negócios que reúne especialistas e empresários em torno de temas essenciais para a gestão e o crescimento sustentável das empresas da região. Na abertura do encontro, o gerente comercial da Austa Clínicas, Samuel Machado, destacou a importância da parceria com a Acirp, que neste mês de setembro celebra 18 anos de história. “Em setembro de 2007, acreditamos em um projeto que poucos enxergaram. Na época, as pequenas e médias empresas não tinham acesso a condições especiais em planos de saúde. A parceria com a Acirp possibilitou criar um produto diferenciado, que desse esse respaldo aos associados. Fomos a única operadora que acreditou na ideia. Investimos, lançamos o produto e o projeto decolou”, relembrou Samuel. Hoje, o resultado dessa iniciativa é motivo de orgulho para ambas as instituições. São quase 5.300 vidas sob cuidado da Austa Clínicas, com acesso facilitado e condições exclusivas para associados da Acirp. Mais do que números, essa parceria representa saúde, bem-estar e qualidade de vida para empresários, gestores e suas famílias. Samuel reforçou ainda a relevância da constância e do apoio mútuo ao longo da trajetória: “Todos os anos estamos presentes, oferecendo suporte e respaldo à associação. Essa é a força de uma parceria sólida, construída com confiança e resultados. São 18 anos de sucesso e, para o futuro, esperamos muitos mais”. Para o presidente da Acirp, Jean Daher, a parceria traduz-se em estratégia de competitividade para os associados: “Ao combinar qualidade de atendimento e previsibilidade, entregamos um benefício que impacta diretamente produtividade, retenção de talentos e gestão de custos nas empresas. É assim que transformamos saúde corporativa em desempenho e fortalecemos quem empreende na nossa região. Seguiremos ampliando essa entrega com escuta ativa e evolução contínua, simplificando processos e apresentando opções sob medida para cada porte de negócio. Fica o convite aos associados que ainda não compararam as condições: conheçam, na prática, como essa parceria de 18 anos pode virar vantagem real para a sua empresa”. A Austa Clínicas agradece à Acirp pela oportunidade de participar da Academia e, sobretudo, pela parceria consolidada ao longo de quase duas décadas. Esse caminho conjunto reforça o compromisso de levar saúde, segurança e confiança a quem empreende e faz a diferença na nossa região.

06 de agosto

No Dia Nacional da Saúde, a Austa Clínicas realiza exames e ações preventivas para os colaboradores da empresa Cerradão

Os colaboradores da Cerradão, uma das maiores empresas do setor sucroenergético no Estado de Minas Gerais e cliente da operadora Austa Clínicas, participaram, nesta terça-feira (5 de agosto), de um dia de várias atividades dedicadas a cuidar do seu bem-estar. Para celebrar o Dia Nacional da Saúde, a Austa Clínicas levou seus profissionais para dentro da empresa para realizarem exames preventivos nos profissionais do campo, indústria e área administrativa da usina, localizada em Frutal, na fronteira de Minas Gerais com o Estado de São Paulo. A Austa Clínicas montou um quiosque, ao lado do refeitório da empresa, onde seus profissionais de saúde atenderam gratuitamente 120 colaboradores. Com carinho e muita atenção, a equipe da operadora aferiu os sinais vitais (pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca e saturação), fez testes de glicemia capilar e a ausculta do coração e dos pulmões de cada colaborador. Em paralelo, os profissionais ofereceram orientações médicas e esclareceram eventuais dúvidas sobre doenças e sobre o plano de saúde.“Recentemente, a Cerradão contratou o nosso plano de saúde por constatar o nosso profundo conhecimento técnico e experiência no atendimento ao setor sucroenergético e nossa cultura de querer estar próximo e cuidar dos nossos beneficiários. Este evento do Dia Nacional da Saúde demonstra isso e é o primeiro de muitos que a Austa Clínicas promoverá na Cerradão daqui para frente”, afirmou Rafael Chanes, diretor executivo da operadora. Os resultados preliminares dos exames realizados mostram a importância de ações como esta. Dos colaboradores examinados, 10% apresentaram possíveis alterações que podem estar relacionas a doenças como hipertensão arterial e diabetes. “Este percentual demonstra o quanto é essencial a Austa Clínicas estar próximo aos colaboradores das empresas para zelar por sua saúde e evitar que tenham problemas, muitos graves”, afirmou o médico cardiologista Marcelo Villaça, gerente médico da operadora. Os executivos da Cerradão consideraram um sucesso o evento do Dia Nacional da Saúde. Para Otávio Amaral, gerente de Excelência Operacional da empresa, além da importância em si da iniciativa da Austa Clínicas para os colaboradores, ela tem outro papel fundamental ao incentivar todos a lembrarem de cuidar da saúde. “Eu mesmo sou um exemplo. Fui convidado pela Austa Clínicas a fazer um check up, quando descobri algumas alterações, que não saberia se não fosse motivado pela operadora a cuidar da minha saúde”, afirmou Otávio Amaral. Pensando em evitar situações como esta vivida pelo gerente que a Cerradão, em parceria com a Austa Clínicas, fortalecem cada vez mais na cultura da empresa a consciência do “cuidar da saúde”, como ressalta Regislaine Patrícia de Souza supervisora de saúde ocupacional da companhia. “Sabemos que, na correria do dia a dia, os colaboradores se descuidam de pensar no seu bem-estar, por isso, junto com a Austa Clínicas, vamos sempre trazer seus profissionais até a usina”, disse a supervisora. Ações preventivas e de informação como esta serão rotina na interação entre a Austa Clínicas, a Cerradão e todas as empresas do setor do agronegócio que tiverem o plano de saúde corporativo, faz questão de destacar a enfermeira Ana Carolina de Castilho, gerente de Coordenação do Cuidado na Austa Clínicas. “A saúde dos milhares dos colaboradores das empresas, beneficiários do nosso plano de saúde, está no centro de todas as ações da Austa Clínicas”, destacou a gerente. O colaborador Flávio Paraguassu foi um dos profissionais que aproveitaram a ação para checar como está a saúde. “Trabalhamos muito e esquecemos de fazer estes exames, que são até simples, mas muito importantes. Agradeço à equipe da Austa Clínicas por ter vindo na usina para fazer estes exames e nos lembrar disso”, afirmou Flávio Paraguassu, que trabalha na área de construção civil da Cerradão. O plano de saúde da Austa Clínicas envolve o atendimento de mais de 3.000 beneficiários, o que inclui os 1.650 colaboradores do Grupo Cerradão e seus familiares e dependentes. Eventos como o do Dia Nacional da Saúde compõem muitos diferenciais que já estão sendo oferecidos pela Austa Clínicas, como uma rede completa de profissionais e instituições referenciadas, o acesso dos colaboradores aos médicos também através da telemedicina, agilizando o atendimento e o check-up dos executivos, entre outros.

05 de agosto

Austa Clínicas marca presença na 6ª FEAGRO

Operadora reafirma compromisso com a saúde e o desenvolvimento do agronegócio. Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, Limeira do Oeste se tornou o ponto de encontro do agronegócio regional com a realização da 6ª edição da FEAGRO, Feira do Agronegócio de Limeira do Oeste. O Parque de Exposições Romel Anízio Jorge recebeu milhares de visitantes, reunindo produtores rurais, empresários, técnicos e a comunidade em uma programação intensa que uniu negócios, conhecimento, entretenimento e cultura. Patrocinadora do evento, a Austa Clínicas esteve presente para reforçar seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos profissionais do campo. Nosso objetivo foi aproximar ainda mais a marca dos empresários, famílias e trabalhadores do agronegócio, oferecendo orientações, informações e demonstrando que cuidar da saúde é tão importante quanto investir na produtividade e no crescimento do setor. Durante os cinco dias de feira, o público conferiu estandes com novidades tecnológicas, exposições técnicas, torneio leiteiro, provas esportivas, gastronomia e atrações musicais que animaram as noites. Foi um ambiente de troca de experiências e fortalecimento dos laços entre cidade e campo, destacando a importância do agronegócio para o desenvolvimento da região. Parabenizamos os organizadores, expositores e todos os envolvidos pelo sucesso desta edição, em especial o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Lair Covizzi Junior, pelo empenho e dedicação na realização de um evento que valoriza o produtor rural e promove oportunidades de crescimento para todos. A Austa Clínicas segue firme em sua missão de oferecer soluções em saúde de qualidade, acompanhando de perto as necessidades do setor agro e estando presente onde o campo acontece.

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