Mais de 12 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de reumatismo, segundo o Ministério da Saúde. Por ser considerado um problema de saúde pública o Grupo AUSTA junta-se às entidades e instituições de saúde para chamar a atenção da população sobre a prevenção e tratamento das doenças reumáticas.
É importante lembrar que reumatismo não é uma doença em si, mas sim um termo que reúne um grupo de mais de 100 doenças que acometem o aparelho locomotor. Se não forem tratadas, elas impactam de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes. Normalmente, essas enfermidades afetam as articulações, ossos, tendões e músculos.
Porém, existem também algumas doenças reumáticas que podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. Entre elas, as mais comuns são artrite reumatoide, artrose, osteoporose, tendinites, bursites, febre reumática e fibromialgia.
Um erro comum é associar o reumatismo a uma doença do idoso, mas, na verdade, pode afetar indivíduos de qualquer idade. Exemplo é a atrite reumatoide juvenil, que provoca dores nas articulações.
É importante ficar atento aos principais sintomas das doenças reumáticas. Em geral, os sintomas são mais frequentes nas articulações do joelho, quadril, pescoço ou pés, e incluem:
– dor nas articulações;
– inchaço e vermelhidão das articulações;
– dificuldade para movimentar as articulações, especialmente ao acordar;
– dor nos músculos próximos da articulação;
– dificuldade para elevar os ombros até o pescoço;
– dificuldade para esticar os braços sobre a cabeça;
– cansaço generalizado.
Se estes sintomas persistirem, é importante procurar o médico. Um diagnóstico preciso necessita de exames, como de sangue, raio-X ou ressonância magnética. Quando descoberto no início, é possível controlar bem os sintomas do reumatismo e ter uma vida normal.
Tratamentos
Os tratamentos dos inúmeros tipos destas doenças incluem práticas integrativas e complementares, exercícios, terapia física e o uso de medicamentos.
Fontes: Ministério da Saúde; Sociedade Brasileira de Reumatologia.