[vc_row][vc_column][vc_column_text]“Perder peso não é tão difícil como a maioria pensa. O difícil é querer mudar os hábitos alimentares do cotidiano e sair do sedentarismo que a vida moderna proporciona. A perda de peso acontece quando o consumo é menor do que o gasto energético. Então vamos nos movimentar mais e controlar a ingestão. Para a perda de peso, diminuímos a quantidade de alimentos ingeridos, porém devemos manter a frequência. Associar uma atividade física é fundamental, também de forma regular. Uma vez traçada a meta de ‘mudança’, com novos hábitos nutricionais, realizando uma adequação nutricional personalizada e exercitando-se, o resultado com certeza acontecerá. Quem consegue emagrecer, precisa manter o equilíbrio entre ingestão e gasto energético, para não recuperar o que eliminou”, ensina a nutricionista do Austa, Juliana Fagali Casaca.
Ela diz ainda que “a alimentação regrada, com intervalos regulares, estimula o organismo a metabolizar de forma mais adequada, com melhores resultados. O ideal seria comer a cada três horas, mas nem sempre é possível. Por isto, manter a regularidade dos intervalos também ajudará. Precisamos fazer três principais refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar e incluir de dois a três pequenos lanches nos intervalos das refeições.”
Emagrecer com saúde
Para perder peso de maneira saudável e conseguir manter-se dentro do padrão necessário ou desejado, é fundamental a mudança no estilo de vida.
Selecionamos algumas dicas, que podem entrar no seu novo cotidiano e trazer bons resultados:
- Quando decide emagrecer, geralmente a pessoa fica ansiosa e quer perder peso rápido. Mas cuidado, peso que vai rápido, volta rápido. Adapte-se devagar a um cardápio equilibrado, exercícios e conseguirá tornar o resultado definitivo.
- Nunca pule o café da manhã, que deve ter cardápio variado.
- No almoço e jantar invista em pratos coloridos, com porções de salada, legumes e proteínas e fibras.
- Coma devagar, mastigue bem os alimentos, isso fará com que seu organismo se sacie com uma menor quantidade de alimento.
- Sempre que possível, opte por carboidratos integrais. Eles são mais saudáveis e saciam por mais tempo.
- Beba bastante água, no mínimo dois litros por dia, em ingestões distribuídas por todo o período. Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes, e até mesmo sucos naturais, devido a quantidade de açúcar das frutas (frutose).
- Evite alimentos industrializados e embutidos. Quanto mais frescos e naturais os alimentos, mais indicados para a saúde.
- Chocolates devem ser evitados, eles podem ser substituídos por alfarroba. Se sentir necessidade de comer chocolate, opte pelo 70% de cacau. Doces em geral também devem ser evitados, se a vontade for grande, coma um pedaço pequeno, e logo após a refeição, ao invés de quanto está com o estômago vazio.
- Substitua: ovos fritos por cozidos; massa com molho branco ou bolonhesa, por molho ao sugo; carnes fritas por grelhadas; carne vermelha por carne branca, especialmente peixes; queijos amarelos por queijos brancos; bolachas recheadas, salgadinhos e doces, por porções de frutas, mas sempre com moderação, pois elas tem um açúcar natural chamado frutose.
- Consulte sempre um médico ou um nutricionista e siga suas orientações.
Fontes – Sites: Rota Saudável; G1 (link – Ciência e Saúde); Dicas de Saúde; M de Mulher (link – Saúde); MD Saúde (link – Nutrição).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]