[vc_row][vc_column][vc_column_text]Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o estresse atinge 90% da população mundial. No Brasil, 70% da população sofre com o estresse, sendo que 30% dela em níveis elevados. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, estresse é a reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.
O estresse acontece por várias causas, externas ou internas, podendo envolver ações que fazem parte do cotidiano, como as horas perdidas no trânsito, necessidade de ganhar dinheiro para manter a família, pressão profissional, poucas horas de sono, baixa autoestima, ansiedade, entre outras coisas. Ele torna-se ruim quando a pessoa não consegue relaxar, nem mesmo quando está distante do fator que desencadeia o estresse.
Muitos sintomas recorrentes podem indicar quadros de estresse, por isso, fique atendo e procure ajuda especializada se, sem causa aparente tiver, por exemplo, quadros de: dor de cabeça, dores musculares, insônia, irritabilidade, insatisfação com a vida, cansaço, ganho ou perda de peso e falhas de concentração e memória.
Siga as dicas abaixo e não deixe o estresse tomar conta de você.
* para se livrar do estresse é preciso, primeiramente, saber o que o causa. É uma atividade, pessoa, lugar, rotina? Sabendo a fonte fica mais fácil evitá-la ou adaptá-la.
* caso não se possível evitar o que lhe estressa, aceite. Por exemplo, passar horas no trânsito lhe estressa, arrume uma maneira de deixar essa tarefa mais prazerosa. Talvez uma música, ou leitura (para quem usa transporte coletivo) podem ajudá-lo.
* sua rotina é extremamente cansativa e atarefada? Se sim, e isso te faz um bem enorme, siga, mas se te traz estresse é hora de repensar. Que tal avaliar as atividades que são realmente necessárias, e eliminar as outras? Isso também vai ajudá-lo a deixar de adiar tarefas, que se acumulam e causam ainda mais estresse.
* pode parecer óbvio, mas manter a organização é fundamental. Tenha rotina, mantenha a agenda atualizada e com compromissos possíveis de serem cumpridos. Seus armários, gavetas e mesa precisam estar em ordem, para achar facilmente o que procura. Junto a isso, programe-se para cumprir horários. Quem vive atrasado, não tem tempo de relaxar.
* invista em uma prática esportiva, que libera endorfina, o hormônio do bem-estar, e diminui o estresse. Pode ser ao ar livre ou na academia. Que tal viver uma experiência diferenciada com uma nova modalidade? Isso vai mudar o foco e fazê-lo relaxar.
* destine tempo a você e as coisas que gosta de fazer. Saia com amigos, brinque com as crianças, leia um bom livro, assista filmes, viaje, passeie, faça cursos e aprenda coisas novas. O importante é fazer coisas que lhe dão prazer e façam sua vida valer a pena. Com isso não tem estresse que resista.
Fontes: Sites – Sua Cidade (seção Saúde); Centro de Controle ao Câncer (link Notícias); Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (link Qualidade de Vida); Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (link Dicas); Estado Zen (link Artigos); Casa Cláudia (matéria publicada em Bons Fluídos); Viva Mulher (link Carreira).[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]