Embora muitas pessoas pensem que manter uma alimentação mais saudável é apenas para quem quer perder peso, a realidade é bem diferente.
A dieta balanceada é essencial para todos, pois apenas assim o corpo consegue ter os nutrientes necessários para cumprir suas funções, espalhando saúde e bem estar.
Às vezes basta uma readequação alimentar. Iremos ajudá-lo nisso, com dicas simples que não comprometem seu orçamento.
Uma alimentação equilibrada, que forneça todos os nutrientes para o organismo, deve ter: carboidratos; proteínas; gorduras; vitaminas; e fibras; além de uma ingestão mínima diária, de dois litros de água.
Uma alimentação mais saudável previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas.
Quem precisa perder peso, ou fazer adequações do cardápio por conta de algum problema de saúde, como o diabetes, deve buscar a orientação de profissionais, para que tenha suas particularidades analisadas.
A AUSTAclínicas, através da USI AUSTA (Unidade de Saúde Integrada), conta com o programa +Saúde, para auxiliar pessoas com problemas de obesidade e o programa +Cuidado, auxiliando pessoas com doenças crônicas, como a diabetes e hipertensão.
Ambos realizado pela equipe multidisciplinar.
Acompanhe as dicas abaixo e tenha uma alimentação mais saudável
- Esqueça as dietas da moda, principalmente as que focam em um único nutriente. É preciso readequar o comportamento, para ter uma vida saudável.
- Ter uma alimentação com espaçamentos determinados é muito importante, por isso se fala tanto em comer a cada três horas. Isso faz com que a quantidade de alimentos ingeridos nas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) seja menor e também se evita ficar beliscando entre elas. Iogurtes, frutas, barras de cereais e porções de biscoitos integrais, são opções para esse lanches.
- Frutas, verduras e legumes são fundamentais para um cardápio variado e cheio de nutrientes. Sempre que possível, prefira os orgânicos. Eles são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudando a prevenir uma série de doenças.
- Na hora de temperar os alimentos use alho e cebola. Também vale a pena investir em temperos naturais, que são saudáveis e trazem vários benefícios à saúde. Esqueça temperos prontos, ricos em sódio. E seja comedido ao usar o sal.
- Retire refrigerantes do seu cardápio, eles são calorias vazias, que não agregam nada à sua saúde. Opte por chás, sem açúcar, e sucos naturais de frutas, mas cuidado com a quantidade, pois a frutose (açúcar das frutas) tem calorias consideráveis.
- Evite a ingestão de alimentos embutidos (mortadela, presunto, salame) e enlatados, pois eles são ricos em sódio. Opte sempre por alimentos naturais.
- Prefira carnes magras e ingira mais peixe e frango. Não esqueça que eles devem ser grelhados ou cozidos. A fritura agrega colesterol e calorias desnecessárias ao prato.
- Derivados de leite devem ser na versão light. Os queijos amarelos devem ser substituídos pelos brancos.
- Pães, biscoitos, arroz e tudo mais que for possível, substitua a versão comum pela integral. Além de evitarem os picos de insulina, alimentos integrais saciam mais facilmente e por mais tempo.
- Farinha branca, açúcar e sal são os três pós brancos mais prejudiciais na nossa alimentação. Se não puder tirá-los da sua rotina, consuma o mínimo possível.
Seja feliz, ame-se e cuide-se. Não é preciso seguir padrões pré-determinados, mas cuidar da saúde é fundamental para viver mais e melhor.