[vc_row][vc_column][vc_column_text]
O Dia do Psicólogo é comemorado, no Brasil, em 27 de agosto. A profissão foi regulamentada nesta mesma data, em 1964, através da Lei 4.119/64.
O psicólogo é especialista em estudar o comportamento do homem e induzi-lo a conhecer a si mesmo. Alguns dizem que este profissional trabalha com a mente, outros com a alma, do indivíduo.
No ambiente hospitalar, o psicólogo é fundamental para ajudar, enfermos e seus familiares, a lidarem melhor com momentos de angustias que geralmente são causados quando se adoece, ou é necessário lidar com a doença de um familiar.
Para homenagear esses profissionais conversamos com a psicóloga hospitalar Renata Helena Alves, que atua no Austa Hospital. Acompanhe.
Por que escolheu essa profissão?
Escolhi a psicologia por me interessar pelo comportamento humano, e ter a possibilidade de contribuir com a saúde mental das pessoas, possibilitando o bem estar emocional.
Como a psicologia atua com os pacientes hospitalizados no Austa Hospital?
A atuação do psicólogo no Austa Hospital abrange: atendimento individual a beira leito, aos pacientes internados nos diversos setores (unidade de internação, UTIs, quimioterapia, pediatria, unidade materno infantil e núcleo pré-operatório); orientação psicológica para os familiares dos pacientes internados; visita nos setores com a equipe multidisciplinar; e participação de forma lúdica na pediatria e quimioterapia, em datas comemorativas.
Qual a importância desse tipo de atendimento aos pacientes?
Esse atendimento psicológico proporciona diminuição no quadro de ansiedade e estresse frente a hospitalização, possibilitando o enfrentamento das situações difíceis, oferecendo apoio e fazendo encaminhamentos, quando necessário.
O Austa aproveita esta data para parabenizar todos os psicólogos, que contribuem para a melhoria do equilíbrio emocional das pessoas que são atendidas na Instituição, ajudando-os a recuperarem sua qualidade de vida.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]